TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Intolerância Religiosa em Discussão no Brasil

Por:   •  11/12/2020  •  Dissertação  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

Texto dissertativo

Aluno: Mateus Alves Silva

Turma: 2° MSI

Professor: Henrique

Tema: A intolerância religiosa em discussão no Brasil

Intolerância religiosa é a descriminação de todo tipo de religião, liturgia ou culto e segundo a Lei nº 9.459, de 15 de maio de 1997 considera essa prática crime. No  Brasil a discriminação de religiões está amplamente relacionada com o racismo. 

   O ato de intolerância religiosa vai de ofensas à agressões físicas e depredação de monumentos, muitas vezes esses casos são denunciados e no primeiro semestre de 2019 houve um aumento de 56% nas denúncias e nesse mesmo período chegou a 354 casos denunciados segundo o Balanço do disque 100 - Ministério da mulher, Família e Direitos Humanos.

  A relação desse crime com o racismo se dá ao fato de que a maioria das denúncias que declaram a religião citadas acima são de pessoas que seguem religiões de matriz africana como Candomblé e Umbanda que são cerca de 22% das denúncias, mas muitos casos não são denunciados às vezes por medo ou desconforto como o da professora de geografia, Jamila Prata, de 31 anos, que é candomblecista, foi atacada verbalmente ao passar por uma igreja evangélica com frases  como “Senhor, protegei-nos do demônio” e “Queima ela, queima ela, Senhor”.

   Com o texto apresentado acima conclui-se que há a intolerância religiosa e que está relacionada  com o racismo, uma ação que amenizaria seria o investimento em educação e conscientização de toda a sociedade, pois “o ser humano nasce ignorante, mas não idiota. Ele torna-se idiota pela educação que recebe da sociedade” segundo Bertrand Russell.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (33.6 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com