TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Sonho De Liberdade

Ensaios: Um Sonho De Liberdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2015  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 5

No filme Um Sonho de Liberdade temos um enredo onde um bancário é acusado de cometer um crime, o assassinato de sua esposa e o amante que estaria lhe traindo. Quando os fatos indiciam o personagem Sr. Dufresne, o mesmo é condenado a prisão perpétua. Analisaremos sobre o contexto de liberdade e prisão a narrativa do filme.

Uma prisão já um lugar de privação da liberdade física, onde o direito de ir e vir são castrados. Porém existem outros tipos de liberdade que são usurpados das pessoas nesses tipos de instituições. Logo na chegada ao presídio temos os presos são expostos aos veteranos, são colocados em fila e são avaliados por quem suportaria a primeira noite na prisão, quem seria o primeiro a chorar, são postos nus e banhados feito animais, são numerados, essas atitudes tiram o sentido de humanidade, suas identidades são roubadas, a violência faz parte do dia-dia da prisão, acompanhada de violência sexual.

A primeira noite na prisão é uma tortura para um novato, os veteranos fazem apostas, como forma de diversão e ganhar cigarros, moeda da prisão. O momento em que são postos dentro da cela e a porta fechada, ao escuro, e o momento crucial onde a pessoal ver a separação do mundo real e o mundo da prisão, a exclusão da sociedade e a inclusão no novo mundo. Todos se tornam iguais, sujeitos as mesmas leis, todos se tornam prisioneiros e seu passado, sua origem não importam mais, agora são prisioneiros condenados e culpados perante a sociedade, são mais um número nas estatísticas.

O personagem Andy Dufresne tem um corpotamento diferente dos demais prisioneiros, parece que não estar totalmente inserido naquele meio, consegue manter a dignidade humana, mesmo sendo abusado sexualmente e espancado. Dessa maneira chama a atenção de Red e seus amigos, um prisioneiro que consegue arranjar coisas, contrabandos, assim começar uma grande amizade. Com sua inteligência o bancário consegue persuadir os guardas, que se utilizam dos seus conhecimentos bancários, até o diretor com sua postura dura e impecável é deixado levar e logo todos os guardas estão fazendo a declaração do imposto de renda o prisioneiro. Um serviço que de grande valia, era feito quase de graça, em troca de alguns privilégios na prisão, um pouco de dignidade humana dentro de um ambiente tão sombrio, tão pejorativo. Andy consegue proteção dos guardas e se vinga dos seus estupradores. Em um momento de grande sabedoria e um pouco de sorte, citando trechos da Bíblia, em um diálogo com o implacável diretor consegue sair sem suspeitas, ganhando ainda mais a confiança dos guardas.

Considerado revolucionário e determinado em seus objetivos, pois aceita as regras, todavia muda-as com ações conciliadoras; as quais não são vistas como ofensivas e perigosas. Ao aceitar a imposição do diretor em desviar o dinheiro doado ao presídio, consegue velar seu intuito, ao mesmo tempo em que consegue benefícios pessoais e respeito de todos, companheiros e guardas do presídio. Durante seis anos escreve cartas para conseguir livros, onde posteriormente consegue montar um biblioteca, revolucionando a instituição. Embora muito centrado, se arrisca muito em colocar para todo o prédio música em Italiano, poucos minutos de música, de civilidade, de humanidade, mas que ficaram na alma de todos os prisioneiros que valem duas semanas na solitária. A biblioteca ganha notoriedade alem da prisão é reconhecida como método de regeneração de presos, um processo inovador para época.

Red figura como um ser que se encontra em conflito, porque se sente preso ao ambiente do presídio ao mesmo tempo em que quer e rejeita o mundo fora dele. Ele paira entre a coragem e o medo; o conhecido e o desconhecido. Ele é um exemplo de pessoas que resistem a mudanças, pelo medo da não adaptação. A história é narrada sob a visão dele, o qual se mostra, no decorrer da trama, como um filósofo e analista da situação humana. Brooks é um réu idoso que se encontra preso há cinqüenta anos na prisão de Shawshank. Este, ao ser liberto, não consegue se desvincular do ambiente penitenciário, pois já estava institucionalizado e tinha seu corpo docilizado. Seu amigo mais íntimo era Jake, um pássaro. Como última tentativa, para permanecer na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com