TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Perspectiva Histórica Da Pedagogia

Monografias: Uma Perspectiva Histórica Da Pedagogia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO, ARTES E LETRAS

LABORATÓRIO DE TEXTOS CIENTÍFICOS I

PROF.ª MARIZA PEROBELLI

LUCAS LUIZ DE ALMEIDA

Em seu texto "Didática: uma retrospectiva histórica", a autora Ilma Passos procura traçar a trajetória histórica da didática no Brasil. Indo do período que abrange desde a colonização em 1549, com a chegada dos jesuítas como primeiros educadores, até as transformações durante a década de 30, onde finalmente a didática é incorporada como disciplina nos cursos para a formação dos professores, chegando por fim aos dias atuais. A autora destaca ainda a influência e determinação dos contextos sócio-econômicos e políticos, que servem para identificar as propostas pedagógicas presentes na educação.

Como colônia de exploração a sociedade brasileira não via na educação o valor social importante para formação da sua "gente". A tarefa educativa era voltada basicamente para a catequese dos indígenas, enquanto para a elite colonial era oferecido outro nível de educação. Alheia à realidade da colônia, o ensino direcionado para elite tinha como essência a formação do homem universal, humanista. A educação se apegava ao ensino enciclopédico, humanista de cultura geral alienado da realidade do contexto social vigente. Os jesuítas em sua atividade pedagógica privilegiavam o exercício da memória e desenvolvimento do raciocínio, promovendo a formação dogmática do pensamento. A metodologia de ensino estava centrada no caráter meramente formal, tendo por base o intelecto, o conhecimento, marcado pela visão essencialista do homem. Assim não se poderia pensar em uma prática pedagógica e muito menos em uma didática que buscasse uma perspectiva transformadora na educação.

Na transição do modelo agrário-exportador para um urbano-comercial-exportador, em meados de 1870, o Brasil vive o seu período de "iluminismo" ficando cada vez mais independente da influência religiosa. O estado passa a adotar uma postura laica no campo da educação. Em 1890, com a influência de uma visão cada vez mais positivista é aprovada a reforma de Benjamim Constant. A Pedagogia Tradicional em sua vertente leiga mantém a visão essencialista do homem, não mais ligada à criação divina e sim aliada à noção

de natureza humana essencialmente racional, inspirando a criação da escola pública, laica, universal e gratuita.

A Pedagogia Tradicional caracterizava-se por dar ênfase ao ensino humanístico de cultura geral, enciclopédico, não levando em consideração o contexto, a realidade em que o aluno está inserido; o professor se torna o centro do processo de aprendizagem, a relação pedagógica se dá de maneira hierarquizada e verticalizada; o aluno é educado para seguir atentamente a exposição do professor, sendo concebido este como um receptor passivo. Na Pedagogia Tradicional a didática é compreendida como um conjunto de regras que assegura aos professores as orientações necessárias para o desenvolvimento do seu trabalho.

Durante a década de trinta, no que se refere à educação, em seu governo, Vargas constitui o Ministério de Educação e Saúde Pública. Em 1932, já preparando o caminho para o que seria concebido como a reconstrução social da escola na sociedade urbana e industrial, é lançado o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova. Efetiva-se também em 1932 a reforma Francisco Campos. Organizando o ensino comercial, adotando o regime universitário para o ensino superior e a organização da primeira universidade brasileira.

A origem da Didática como disciplina dos cursos de formação de nível superior está vinculada a organização da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo de 1934. Por fim em 1941, foram introduzidas alterações que fizeram da didática um curso independente, realizado após o término do bacharelado (esquema três mais um). O período que vai de 1930 a 1945 é marcado pelo equilíbrio entre as influências das concepções humanista tradicional e moderna. Segundo Saviane a concepção humanista moderna está baseada em uma “visão de homem centrada na existência, na vida, na atividade”. No predomínio do aspecto psicológico sobre o lógico.

A proposta escolanovista defende os princípios democráticos, onde todos têm o direito a se desenvolverem. No entanto como observa a autora, isto se dá em uma sociedade dividida em classes, sendo evidente às diferenças entre o dominador e as classes dominadas. O escolanovismo vê a criança como um ser dotado de poderes individuais, que deve ser respeitado na sua autonomia, liberdade, iniciativa e interesses. O problema da visão escolanovista em relação as suas proposta de solução educacional, está na consideração somente dos aspectos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com