TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade E Ciência

Ensaios: Universidade E Ciência. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 4

Para entender a trajetória da universidade, como instituição, contextualizamos durante nosso estudo os momentos históricos que marcaram a sua formação, desde a Antiguidade ocidental. Assim, estudamos as principais etapas históricas que localizam a universidade no tempo, em especial no Brasil.

Com base neste comentário e no texto apresentado na unidade de aprendizagem, identifique e descreva um dos efeitos da Reforma Universitária de 1968, por meio da Lei n. 5540, para o ensino superior brasileiro.

Resposta: Um dos efeitos que a Reforma Universitária de 1968 trouxe e é usado até hoje: é o agrupamentos das faculdades em universidades e seu ingresso ser classificatório. E com a expansão das faculdades, houve contenção dos gastos governamentais, o que contrariou o ensino público no Brasil dando margem para privatização.

Leia atentamente o texto que segue. Trata-se da representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente.

Gerente: — Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo

Cliente: — Estou interessado em financiamento para compra de veículo.

Gerente: — Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O Senhor é nosso Cliente?

Cliente: — Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.

Gerente: — Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.

Bortoni-Ricardo. S. M. Educação em língua materna.

São Paulo: Parábola. 2004 (adaptado).

Quando você estudou a seção que trata dos Estudos da linguagem, mais especificamente as variações de registro, certamente lhe ficou claro que o que determina a escolha de uma e não de outra variedade é a situação concreta de comunicação. A propósito disso, pode-se dizer que usar a linguagem correta implica também saber usar o nível de linguagem ideal para cada contexto comunicativo.

Levando em conta esses estudos feitos, e considerando o texto de Bortoni-Ricardo, responda de forma argumentativa:

a) Em um texto de 5 a 8 linhas, explique que razões levaram a gerente a modificar, de repente, a maneira de falar com o cliente.

Resposta: O gerente do banco mudou sua forma de falar e de se expressar, devido a intimidade com um colega de trabalho. Como a variação lingüística parte de diversos fatores, este foi um deles. Sem formalidade quando reconheceu de que se tratava de um colega de trabalho, usou uma modalidade mais coloquial, de fácil entendimento entre eles.

b) Pode-se dizer que Helena domina diferentes modalidades linguísticas? Em caso de uma resposta afirmativa, esclareça quais são essas modalidades evidenciados no diálogo com o cliente, transcrevendo palavras ou expressões que as comprovem.

Resposta: Sim. Modalidade Culta “— Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo”; Modalidade coloquial “— Julinho, é você,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com