TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Por:   •  22/3/2019  •  Abstract  •  1.982 Palavras (8 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 8

                      Universidade Estadual Vale do Acaraú[pic 1]

Daniele Correia Martins

PORTFÓLIO

Sobral - Ceará

2019

Daniele Correia Martins

Portfólio

Trabalho apresentado à disciplina

de Formação e identidade do pedagogo.

Professora: Isabel  Linhares

Sobral

2019

SUMÁRIO

1 FORMAÇÃO E IDENTIDADE DO PEDAGOGO        04

2 RELATÓRIOS DAS ATIVIDADES        04

3 PALESTRAS         05

4 TEXTO UM: A FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO NACIONAL         07

5 TEXTO DOIS: POR QUE SOMOS TÃO TRISTES         08

6 TEXTO TRÊS: IDENTIDADE DO PEDAGOGO: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO         09

7 PROJETO DE LEI N° DE 2017         10

REFERÊNCIAS        11

FORMAÇÃO E IDENTIDADE DO PEDAGOGO

Essa disciplina abrange muitas coisas significantes e de extrema importância, pois ela nos ajuda a compreender e a entender o curso no qual estamos inseridos e nos abre portas para obter o conhecimento do que somos e a entender mais sobre o meio no qual vivemos. Nela debatemos, estudamos, pesquisamos, aprendemos e também passamos a tomar a luta do pedagogo que é diária, como nossa luta também.

RELATÓRIOS DAS ATIVIDADES

Relatório: Primeira Aula

Tivemos apresentação da orientadora do curso, Isabel Linhares. Nessa aula, foi feito apresentação da professora e da disciplina e seus métodos de ensino e de avaliação.

Relatório: Aula Seguinte

Tivemos a proposta de uma apresentação de seminário com o tema ‘’ historia da pedagogia’’, o qual foi muito gratificante apresentar, pois apresentamos um pouco da historia do curso de quando e como começou até os dias atuais.

Apresentação:

Imagem 01

[pic 2]


Trouxemos argila com a escrita antiga para sermos mais objetivos:

Imagem 02

[pic 3] 

E repassamos para cada um da turma, e assim concluímos uma boa apresentação.

Relatório: Próxima Aula

Na aula seguinte, debatemos temas importantes na sociedade, e a professora Isabel, se propôs a trazer alguns palestrantes nas aulas seguintes para nos explicar um pouco mais sobre o pedagogo e sobre o que abrange a nossa profissão.

PALESTRAS

Primeira palestra: Na primeira palestra tivemos como palestrante a pedagoga Meyristar, que optou por trabalhar no CRAS e no CREAS e não em sala de aula. A mesma nos trouxe um pouco de sua historia, sua escolha e os motivos pelo qual a fez optar por esses locais. Ela nos passou a importância do seu trabalho e como ela consegue ajudar o próximo por meio dele, ajudando principalmente crianças vindas de famílias desestruturadas e vitimas da sociedade em que vivemos. Ela nos passou a sua alegria em poder contribuir com o bem dessas pessoas e como é gratificante poder trabalhar ajudando o próximo, apesar de muitas vezes haver casos complicados e tristes, mas que a fazem não querer desistir e sim permanecer, pois ha muitas pessoas que necessitam desse apoio.

Segunda palestra: Na segunda palestra que aconteceu no dia 04/02/19, tivemos como palestrantes Socorro e Jocélio.

Socorro, ela nos contou um pouco sobre seu vasto conhecimento sobre os índios e a realidade dos mesmos, que o contrário do que muitos pensam é muito parecida com a nossa. Falou um pouco sobre rituais, roda e dança. Fez a desmistificação do ensino diferenciado e nos falou sobre a diferença entre método e dinâmica de ensino. Também nos contou suas experiências desafiadoras, de quando começou no infantil e depois foi transferida para o EJA, e nos falou sobre suas participações em programas como Juventude rural e outros.

O segundo palestrante, Jocélio, é formado em pedagogia, passou pela educação básica, mas está atuando há 18 anos na Assistência Social profissão pela qual o mesmo tem uma grande admiração e carinho. Ele tratou assuntos como o preconceito existente no ensino infantil em relação a professores homens, pois segundo ele, há certa limitação por parte da família em aceitar que os filhos possam ter um contato com um educador do sexo masculino. Citou também a relação entre educação familiar e escolar e sobre a falta de recursos no ambiente escolar e o fortalecimento de vínculos.

Terceira palestra: Na terceira palestra que aconteceu no dia 11/02/19, também tivemos dois palestrantes, que foram Elvis e Nádia Rinele.

Elvis, que foi o primeiro a se apresentar, é aluno do curso de pedagogia e faz estagio em pedagogia hospitalar no hospital Regional, e nos contou um pouco sobre sua experiência como pedagogo atuando na área da saúde, ele nos explicou que são muitos os locais que podemos atuar e que o pedagogo pode trabalhar em vários locais fora de escolas, só ainda não há conhecimento por parte das pessoas e até mesmo do profissional pedagogo sobre isso.

Nádia Rinele, segunda palestrante do dia, nos contou suas experiências na área da pedagogia e nos espaços não escolares, e em como ambos são gratificantes de se trabalhar.

TEXTO UM

A FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO NACIONAL

Resumo

Não resta dúvida, hoje, que a legislação implica os estados no seu dever de propiciar uma formação. Inicial e continuada aos docentes e que este direito se articula a uma educação cuja qualidade social Não pode ficar confinada aos limites de poucas escolas. Está formação não pode fugir de seu Compromisso básico com a docência cujo processo formativo não dispensa nem o ato investigativo da Própria práxis e nem o contato com a produção intelectual qualificada da área.

 O Parecer 252/69 reconhecia a dificuldade técnica relativa a um pedagogo poder ser professor de Ensino primário, sem uma adequada complementação metodológica e prática de ensino. Mas, no caso, de se provar, no currículo, a respectiva capacitação metodológica e prática de ensino, o curso poderia habilitar para o ensino nos primeiros anos da escolarização.

“Formação Docente e a Educação Nacional” tem o intuito de esclarecer um pouco mais

Da história de formação educacional no Brasil e interpretar aspectos legais da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diante desse fato a formação docente, segundo os. Pensamentos de Cury é de suma importância, pois, desde muito tempo, e hoje ela se tornou imprescindível e estratégica. No entanto, atualmente ela passa a depender da qualidade da formação dos educadores. Logo, dessa forma, os papéis dos governos que compõem a Federação Nacional são fundamentais. Assim o movimento dos educadores e outros interessados no êxito da educação escolar também são participantes das políticas sociais. Vale ressaltar que as condições favoráveis à eficácia da educação almejada pelos professores são junto com a formação inicial, a inserção na carreira, a atuação profissional e a avaliação de desempenho. Neste sentindo, a legislação implica os Estados no seu dever de propiciar uma formação inicial e continuada aos docentes. A qualidade social da educação não pode permanecer limitada a poucas escolas. A formação deve estar compromissada com o ato investigativo e com a produção intelectual qualificada da área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (387 Kb)   docx (263.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com