TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Estadual da Bahia- UESB Funcionalismo

Por:   •  5/5/2019  •  Artigo  •  1.764 Palavras (8 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Estadual da Bahia- UESB 

Funcionalismo

Itapetinga-BA
10/04/2019

Universidade Estadual da Bahia- UESB

Funcionalismo

Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Pedagogia, da UESB Universidade Estadual da Bahia, para avaliação da I unidade, sob orientação do professor José Luís Caetano da Silva.

Itapetinga- BA
10/04/2019

  1. INTRODUÇÃO

O funcionalismo é o conceito adaptado para diversos tipos de conhecimento, principalmente no ramo da antropologia. No conceito antropológico, as perspectivas teóricas funcionalista e estrutural-funcionalista explicam fenômenos socioculturais através de funções, propósitos e relações estruturantes das instituições humanas.

 Tem como foco explicar a sociedade, as ações individuais e coletivas, através de acontecimentos, ou seja, de funções. Ele foi muito importante para refutar teorias como evolucionismo e o difusionismo, que tinha o controle da antropologia americana da época, os funcionalistas tinham como prioridade a descoberta dos fatos, a existência material, enfatizava que a realidade dos eventos deveria ser encontrada em suas manifestações no presente, por isso a importância do trabalho de campo e da observação participante. O funcionalismo foi uma das primeiras teorias antropológicas do século XX, até ser superado pela Análise Estruturo-funcional ou Estrutural-funcionalismo

Bronislaw Malinowski era considerado um dos principais personagens da antropologia funcionalista britânica da primeira metade do século XX. Segundo ele, cada tipo de sociedade teria de ser estudada por completo, com uma estrutura proprietária de um fundamento interno e singular, decomposto através de uma complicada rede de relação entre os indivíduos. Neste trabalho iremos enfatizar um pouco sobre o Funcionalismo de Malinowski e toda sua complexidade.

  1. FUNCIONALISMO

Na antropologia, o funcionalismo é uma vertente que aspecto da reação ao evolucionismo, que, no começo do século XX, era o modelo dominante também nas ciências sociais. Os funcionalistas iam em busca de explicar os fenômenos em termos das suas funções. O funcionalismo em si tem como objetivo compreender e explicar as ações sociais individuais ou coletivos, além de explicar as sociedades a partir de funções e de causas. Os pesquisadores funcionalistas compreendem que cada parte que pertence a sociedade é responsável pela sociedade como um todo, tanto como sua estabilidade quanto como coesão, sendo, portanto, uma visão sistemática, levando em consideração quais os fatores que ligam as diferentes partes que compõem a sociedade formando um grande sistema.

De acordo com a perspectiva funcionalista, as partes deste grande sistema não funcionam de forma isolada, elas foram criadas para funcionarem juntas e a partir do momento que uma delas deixa de funcionar adequadamente todo o sistema sofrerá danos, todas as partes dependem entre si, e essas partes podem ser consideradas como as instituições, os grupos sociais e demais atores que formam a sociedade.

Unido com a Teoria do Conflito e o Interacionismo, funcionalismo é considerado uma das três principais tradições sociológicas. De acordo com as teses de funcionalistas, a sociedade e a respectiva cultura formam um sistema integrado de funções. A teoria funcionalista foi bastante influente nos anos 1960 e 1970, mas, recebeu muitas críticas, principalmente pelo fato de não conseguir explicar a complexidade da sociedade e de seus atores.

  1. BRONISLAW MALINOWSKI

Bronislaw Malinowski nascido na Polônia, Cracóvia, no dia 7 de abril de 1884, era descendente aristocrata de uma família com interesses culturais e acadêmicos, que provavelmente contribuíram para o sucesso que teve nas áreas em que se envolveu.

Iniciou seus estudos na área da matemática e física, depois de um tempo, em Londres, através de uma leitura de um livro de James Frazer ele se interessou pelo ramo da antropologia, começando então a desenvolver seu estudo nesse campo.

Entre 1915 e 1918 ele escreveu a sua primeira monografia etnográfica, e através deste trabalho surgiu, no ano de 1922, o livro “Argonautas do pacífico oeste”, que foi considerado seu maior e mais valioso trabalho de campo. Além de tudo, ele trabalhou também com tribos da Austrália, do Arizona, da África oriental e do México. Ele foi o primeiro antropólogo de campo a observar a representação fisiológica da reprodução na representação de uma sociedade tradicional. Malinowski, passo por diversas Universidades, como a de Londres, Cornell, Harvard e Yale, e a partir do seu trabalho na área da antropologia cultural formulou uma tese a respeito do Funcionalismo.

  1. O FUNCIONALISMO DE BRONISLAW MALINOWSKI

Bronislaw Malinowski, deu início aos estudos que levariam a construção da teoria funcionalista em meados do ano de 1914, tendo como ponto de partida o conceito de cultura apoiado no conceito da natureza humana, na qual se caracteriza por necessidades biológicas a serem satisfeitas.

Malinowski dizia que a comparação entre culturas e a abordagem histórica não tem sentido algum, só faz parte de uma cultura aquilo que, no exato momento em que é estudado, tem nela uma função, e que a única maneira de compreender um elemento de uma cultura é analisar a função que tem esse elemento dentro dela. Segundo ele a natureza do homem era vista como um mundo primário e básico e a cultura um mundo secundário e derivado, com essa visão relacionada ao conceito da antropologia.

O funcionalista se baseou em estudar as instituições como unidades naturais. Ele mostra as bases para a antropologia moderna, buscando a objetividade científica juntamente com a vivência pessoal, tendo um contato direto com a cultura que envolve os seres humanos, em suas pesquisas de campo. No livro Uma Teoria Científica da Cultura, Bronislaw Malinowski (1970) afirma que a cultura representa a totalidade social, o conjunto de todas as instituições, um “ambiente artificial”, uma forma de resolver as necessidades humanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com