TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB

Por:   •  19/12/2018  •  Dissertação  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB

Departamento de Ciências Humanas e Letras – DCHL

LITERATURA BRASILEIRA I - Prof. Anísio Assis Filho

Aluna(o): ______________________________________ Data: ___ /_____/2018

AVALIAÇÃO ESCRITA – I Unidade – PL 2018.1

ORIENTAÇÕES

Comum a todas as produções textuais, serão cobrados, como critérios básicos (Cf. especificações em anverso desta folha), nesta atividade escrita: a organização; a clareza; a correção ortográfica, gramatical e da pontuação, a estética, a coesão e a coerência do texto; como critérios avaliativos das abordagens propostas: a apreensão e a correção e a capacidade de reflexão acerca do conteúdo (análise, síntese, comparação, interpretação, extrapolação, articulação de informações variadas); e ainda será indispensável o uso do suporte teórico selecionado, apresentado e discutido em classe para o estudo do tópico na unidade.

Só serão aceitos os textos produzidos em folha fornecida pelo professor da Disciplina.

Veja os trechos a seguir:

TEXTO 1

“A memória histórica é convocada para engendrar ficção e esta acaba por encenar a História. (...) Do exercício de revisão nasce uma história outra, reinventada, desvinculada da história oficial e, talvez, mais verdadeira” (MARQUES, 1994, p. 163)

TEXTO 2

A julgar pelas páginas que você tem em mãos, dos senhores destas florestas e águas outrora de sonho e fúria nem lendas há mais. Ficaram apenas os topônimos deles. O tempo apagou-lhes os rastros. Ao que parece, a história deles pode ser resumida numa linha, já mencionada, aliás: ‘Os primeiros tempos foram marcados pela luta permanente contra os índios tupinambás.’ E ponto.  (TORRES, 2004, p. 153)

TEXTO 3

Ficção e História (...) colocam-se na ponta de um processo em marcha no conhecimento contemporâneo (...) Tudo isso contribui, tanto na História como na ficção – sem que cada um perca sua especificidade – para que se ampliem as possibilidades de construção do conhecimento, modificando a imagem do passado e, como sugere Jacques Le Goff “dando a palavra aos esquecidos da história” (SANTOS, sem data, p.4-5)

PROPOSIÇÃO ÚNICA

Em um texto dissertativo, considerando, sobretudo, os textos acima, indicados para o estudo da I Unidade desta disciplina:

1 Apresente uma síntese da narrativa reservada para sua leitura e análise;

2 Discorra sobre a representação histórica, literária e cultural dos textos contemporâneos face à da Literatura Informativa da colonização brasileira.

ABORDAGENS ESPERADAS

Dos conteúdos (75%)

  1. construção textual que possa apresentar os procedimentos de composição das narrativas em estudo; resenhando-as e apresentando, de modo geral, sua importância (ou não) para literatura brasileira e, de modo especifico, seus métodos de avaliação da história e da Literatura Informativa.

  1. análise das narrativas: de como estas criam novas interpretações; novos sentidos sobre a história da colonização, assim como sobre a revisão e (re)qualificação de seus ícones e vultos (no caso específico das narrativas Meu querido canibal e Terra Papagalli, respectivamente, o tratamento da imagem/representação sobre índio e sobre o degredado)  refletem os textos, as práticas textuais do tempo da colonização brasileira.
  1. conhecimento específico e pontual das narrativas, de como estão estruturadas, do como apresentam seu(s) principal(is) personagem(ns); destaque de passagens consideradas significativas para trama e entendimento do tema do livro e; apresentação de análise da montagem dos seus itens narrativos.
  1. uso dos materiais teóricos (textos propostos pela disciplina e outros citados ou acionados no decorrer da Unidade), sua aplicação adequada ou confronto/contestação face à análise das narrativas; direcionamento, se não aprofundado, perspicaz dos textos teóricos.
  1. apresentação dos desdobramentos gerais da produção textual desenvolvida na Colonização a partir da Literatura contemporânea.

Da estrutura (25%)

  1. a organização – apresentando introdução, desenvolvimento e conclusão.
  2. a clareza textual
  3. o senso estético: com letra legível, sem (muitas) rasuras, borrões ou emendas
  4. a coesão e a coerência do texto
  5. a correção ortográfica, gramatical e da pontuação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com