TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISITANTES HUMANOS NA PERSPECTIVA HISTÓRICA

Por:   •  9/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

ALUNA:  Ana Beatriz Estevez

PROF.: Vanderlei Laim

                  VISÕES DO SER HUMANO NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA

Características,  visões de mundo e comportamentos do Ser Humano :

  • Na Idade Antiga

     O homem da antiguidade, em especial os gregos, eram bastante ligados á filosofia, á mitos, crenças, deuses entre outros. Na minha opinião, o homem da antiguidade era bastante introspectivo, sempre buscando em si mesmo conhecimento e explicações para sua concepção de Homem, e também para sua relação com o mundo o qual o cercava.

      Na Grécia Antiga, Platão , por exemplo, alegava a existência de dois mundos :  mundo das ideias e o mundo sensível, no mundo das ideias está a perfeição do Ser, das formas puras e perfeitas, enquanto que o mundo sensível é mutável e imperfeito, ou seja, são simples representações e interpretações da verdadeira realidade, sendo impossível chegar ao conhecimento real por essa via.

    Dessa maneira, podemos perceber que o homem antigo era muito mais “sensibilizado” e sempre buscando a transcendência. Quanto a existência de Deus, na antiguidade não possuíamos tanta noção como posterior mente na Idade Média, porém deuses em geral (como por exemplo Kronos, Deus do Tempo) eram bastante cultuados.

  • Na Idade Média

       Uma das principais características desse período é a visão teocêntrica, que coloca Deus como centro de tudo, sendo o homem apenas uma criatura, que embora tendo parte da natureza divina, é um ser decaído, banido do Paraíso. 

       A Igreja Católica estava acima das sociedades e dos reis, usando a visão teocêntrica para justificar o domínio de reis e senhores feudais sobre os demais (súditos e vassalos) e dela própria sobre todos, sendo a "ponte" entre Deus e os homens.  O Homem Medieval carrega um estigma de rigor e intolerância, isso porque qualquer um que fosse contra os interesses da  Igreja Católica , com certeza acabaria morto queimado na Inquisição.  Podemos notar uma diferença significativa entre o Homem da Antiguidade e o Homem Medieval, não por crenças mas sim pelo seu comportamento.

        Por outro lado, depois da tomada de Constantinopla e das grandes navegações, que mudaram o quadro político e a percepção do mundo pelos europeus, houve a ascensão do antropocentrismo, visão de mundo que coloca o homem no centro de tudo.

  • Na Idade Moderna

   Podemos resumir a Idade Moderna como o período em que o mundo negou a religião, e a intervenção do divino ( indo totalmente contra a ideia teocentrista seguida durante toda a Idade Média) que defende a reinterpretação da realidade apenas por meio da racionalidade científica predominantemente. O Homem Moderno não levava em consideração a reflexão sobre a relação entre o homem e Deus. Digamos que esse período foi um mais inteligente, mais racional, voltado principalmente ás coisas que de fato podem ser explicadas e provadas.         Enquanto os homens anteriores tentavam explicar a natureza por meio da transcendência, o Homem Moderno tentava explicar a natureza provando cientificamente.

   A Modernidade foi uma época de muitas transformações : as grandes navegações , a concepção heliocêntrica, o antropocentrismo etc originando uma nova visão de mundo.

  • Na Idade Contemporânea

    Falar do Homem Contemporâneo é falar de nós mesmos. Acredito que agora, o homem alcançou uma complexidade total, além de mais complexos nos tornamos mais completos também. Devido ao acesso á novas informações, novos conceitos, novas crenças, nos tornamos uma miscigenação de tudo de novo que vemos e  absorvemos. O modo de vida produzido pela pós-modernidade desprende-se de todos os tipos tradicionais de ordem social, de uma maneira que não tem precedente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com