TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PSICOLOGIAS Diferentes Perspectivas Acerca Do Comportamento Humano

Exames: AS PSICOLOGIAS Diferentes Perspectivas Acerca Do Comportamento Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  3.052 Palavras (13 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ............................................................................................................... 2

2 REFERENCIAL TEÓRICO ............................................................................................ 3

2.1 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA ........................................................................................ 3

2.1.1 Psicologia: principais pensadores .................................................................................. 4

3 PRINCIPAIS AREAS DA PSICOLOGIA....................................................................... 7

3.1 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO...................................................................... 7

3.2 PSICOLOGIA FISIOLÓGICA………………………………………………………………… 8

3.3 PSICOLOGIA EXPERIMENTAL…………………………………………………………… 8

3.4 PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE…………………………………………………… 9

3.5 PSICOLOGIA CLINICA E DE ACONSELHAMENTO………………………………… 9

3.6 PSICOLOGIA SOCIAL………………………………………………………………… 10

3.7 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL……………………………………………………… 11

4 PSICOLOGIA OU PSICOLOGIAS?……………………………………………………… 12

5 CONCLUSÃO ............................................................................................................ 13

REFERÊNCIAS ...................................................................................... 14

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho visa estudar o tema sobre a Ciência da Psicologia, englobando sua história, suas diversas áreas e seus feitos na atualidade.

A Psicologia é a ciência que estuda a conduta humana e seus processos mentais, estuda o que origina o comportamento humano – o que o ampara, o que a finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, aprendizagem, inteligência. A Psicologia é tanto um campo de estudos acadêmicos (em Universidades e Faculdades) como um campo de aplicação dos conhecimentos: consultórios, hospitais, clínicas de saúde mental, em empresas e organizações.

Sendo uma ciência e uma profissão, que foi regulamentada no Brasil em 1962 com a Lei 4119/62 que reconhece a profissão, fixa normas para a atuação profissional e estabelece um currículo mínimo para sua formação. Os campos de atuação são aqueles que se consolidaram como prática: clínica, escolar-educacional e organização de trabalho.

Todos nós, atualmente, temos algum conhecimento de Psicologia; ela está presente na teoria ou na prática em todos os aspectos de nossa vida. No entanto, temos muito ainda para aprender.

Por essa razão, realizamos uma pesquisa qualitativa, primária onde buscamos informações em livro, revistas e internet, pertinente à Psicologia, analisando sua história, seus fundamentos teóricos, principais áreas e suas perspectivas da atualidade.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

A história da Psicologia, cuja etimologia deriva de Psique (alma) + Logos (razão ou conhecimento), se confunde com a Filosofia até meados do século XIX.

Para Sócrates (469/ 399 a C.) a principal característica do ser humano era a razão – sua principal preocupação era com o limite que separa o homem dos animais. A razão permitia ao homem sobrepor-se aos instintos, que seriam a base da irracionalidade. Ao definir a razão como peculiaridade do homem ou como essência humana, Sócrates abre um caminho que seria muito explorado mais tarde pela Psicologia, às teorias da consciência.

Platão (427/ 347 a C.) – discípulo de Sócrates, completa que o lugar da razão no corpo humano era a cabeça, representando fisicamente a psiqué (era utilizada como um sinônimo de vida e por fim, como sinônimo de alma, considerada o princípio da vida), e a medula teria como função a ligação entre mente e corpo.

Já Aristóteles (387/322 a C.) – discípulo de Platão – entendia corpo e mente de forma integrada, e percebia a psiqué como o princípio ativo da vida. Antes mesmo que Psicologia existisse como ciência os filósofos, já falavam em teorias onde a alma (ou mente) estava separada do corpo.

Durante a “era cristã” – quando todo conhecimento era produzido e mantido a sete chaves pela Igreja, Santo Agostinho e São Tomas de Aquino partem dos posicionamentos de Platão e Aristóteles, conforme descreve Bock, Furtado e Teixeira (2001, p. 44)

“Santo Agostinho, inspirado em Platão, também fazia uma cisão entre alma e corpo. Entretanto, para ele, a alma não era somente a sede da razão, mas a prova de uma manifestação divina no homem. A alma era imortal por ser o elemento que liga o homem a Deus.”

Em 1649, René Descartes – filósofo francês –defende a separação entre corpo e mente. Pensamento que dominou o cenário científico até o século XX.

No final do século XIX, os acadêmicos da época resolvem distanciar a Psicologia da Filosofia e da Fisiologia, dando origem ao que se chamou de Psicologia Moderna. Onde comportamentos observáveis passam a fazer parte da investigação em laboratórios, cujo objetivo era de aconselhar o comportamento humano, buscando atingir a Psicologia como ciência.

É nesse contexto investigativo surgem três correntes teóricas: o, o Estruturalismo, Funcionalismo e o Associacionismo. Iremos descrevê-los, de acordo com as frentes teóricas dos pesquisados mais famosos da Psicologia.

2.1.1 Psicologia: principais pensadores

Wilhelm Wundt ficou conhecido pela criação do que foi considerado o primeiro laboratório de psicologia experimental, insistindo na mensuração e experimentação, fazendo com que a psicologia passasse do domínio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com