TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Viaje pela Grécia

Seminário: Viaje pela Grécia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Seminário  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

Antes de continuarmos nossa viajem pela Grécia gostaria de situá-los um pouquinho sobre este nosso passeio pela história da Psicologia.

Desde os primórdios o homem se interessa por questões filosóficas: De onde vim Quem eu sou e Para onde eu vou. A Psicologia dentre estas questões escolhe pensar Quem eu sou.

A resposta para esta pergunta e para outras como: por que nos comportamos desta ou daquela maneira não é facilmente encontrada, aliás, encontramos várias respostas dependendo sempre da visão de homem e da visão de mundo nas quais as diferentes teorias se basearam.

Partindo do pressuposto de que existem várias visões de homem e de mundo é natural que tenhamos várias Psicologias, ou melhor, várias teorias psicológicas que tentam explicar o homem.

Estudar filosofia é adentrar um mundo fascinante de explicações que tentam responder às inquietações humanas usando prioritariamente a razão e a lógica. É a partir destas explicações que a Psicologia vai surgir.

Apesar de sempre ter existido uma psicologia do senso comum é só no final do séc. XIX, mais precisamente em 1876, que a psicologia ganha status de ciência. O primeiro laboratório de Psicologia surgido na Alemanha com Wundt marca este início.

A psicologia parte de pressupostos filosóficos (preocupações humanas), para atingir a apresentação de teorias inacabadas como ciência nova no séc.XX Três grandes teorias marcam seu início: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise.

Como ciência, estuda os “diversos homens”, visto que o próprio homem que a estuda, é o próprio objeto do estudo. A riqueza de valores sociais permite várias concepções de homem com fenômenos psicológicos diversos, caracterizando não uma psicologia, mas Ciências Psicológicas embrionárias e em desenvolvimento.

Mas voltemos a nossa viagem,

A busca pelo conhecimento faz parte da história do homem desde que o mundo existe, sempre existiram mais perguntas do que respostas, estas vinham do senso comum, das experiências individuais de cada ser humano e da fé.

Aos poucos estas respostas e explicações para as questões humanas começam a ser questionadas. Este questionamento se dá principalmente pelo avanço marítimo que faz com que o homem entre em contato com explicações diversas para o mesmo fato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com