TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida E Obra De Max Weber

Artigo: Vida E Obra De Max Weber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  3.917 Visualizações

Página 1 de 2

Max Weber nasceu em 21 de abril de 1864, na cidade de Erfut (Alemanha). Max era o primogênito dos oito filhos da família Weber. Seu pai, era jurista e politico influente do partido Nacional-Liberal, transformou sua casa em um fórum permanente de discursão da vida nacional, frequentado por muitos políticos e intelectuais. Sua mãe era protestante e, ao contrario do marido, era introspectiva e metódica e extremamente moralista. De ambos teria herdado o seu estilo de vida paradoxal Aos 18 anos ingressa na Faculdade de Heidelberg, mas teve que interromper os estudos por um ano ao serviço militar obrigatório. Sua formação acadêmica foi vastíssima além de estudar direito, enveredou-se pelos estudos de historia, economia, filosofia e teologia.. Foi nomeado professor de economia da Universidade de Heidelberg. Entre 1900 e 1918, ficou afastado do magistério em consequência de um colapso nervoso. No período que ficou afastado, colaborou em diversos jornais alemães e realizou diversas pesquisas.

Max Weber é considerado um dos fundadores da sociologia moderna, ao lado de Conte, Marx e Durkheim. Suas obras mais importantes: Do Curso da História Alemã (1877), trabalhos variados (1882-1892), História das Instituições Agrárias (1891), História Agrária Romana e seu Significado para o Direito Público e Privado (1894), As Causas Sociais da Decadência da Civilização Antiga (1895), A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo – 1ª parte (1904), As Relações de Produção no Mundo Antigo (1909), Economia e Sociedade (1910-1914), Ensaio Acerca de Algumas Categorias da Sociologia Compreensiva (1913), A Ética Econômica das Religiões Universais (1914), A Política como Vocação (1918), A Ciência como Vocação (1918) e Parlamentarismo e Governo Numa Alemanha Reconstruída (1918), entre muitas outras.

A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, Nesse livro, o sociólogo realizou importante estudo sobre como a religião, especialmente o protestantismo nos EUA, foi um fator importante para a consolidação do capitalismo. Em contrapartida, Weber achava que o catolicismo tradicional poderia ser um fator impeditivo para o desenvolvimento e prosperidade econômica de países que praticavam aquela religião. Isso se devia ao fato do ideário católico pregar a condenação do lucro. Já a religião protestante possuía maior identificação com a produção de riquezas, justamente, por valorizar o mérito pessoal e o trabalho como meios de valorização espiritual.

Max Weber possui muitos seguidores, entre eles o sociólogo francês Raymond Aron, o ensaísta brasileiro José Guilherme Merquior e o escritor Sérgio Buarque de Holanda.

Max Weber morreu em Munique, vítima de pneumonia, no dia 14 de junho de 1920.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com