TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violencia Nos Esportes

Pesquisas Acadêmicas: Violencia Nos Esportes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  2.222 Palavras (9 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

O que é violência?

É um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto. Invade a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado. O termo deriva do latim violentia (que por sua vez o amplo, é qualquer comportamento ou conjunto de deriva de vis, força, vigor); aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa ou ente.

Assim, a violência diferencia-se de força, palavras que costuma estar próximas na língua e pensamento cotidiano. Enquanto que força designa, em sua acepção filosófica, a energia ou "firmeza" de algo, a violência caracteriza-se pela ação corrupta, impaciente e baseada na ira, que convence ou busca convencer o outro, simplesmente o agride.

Existe violência explícita quando há ruptura de normas ou moral sociais estabelecidas a esse respeito: não é um conceito absoluto, variando entre sociedades. Por exemplo, rituais de iniciação podem ser encaradas como violentos pela sociedade ocidental, mas não pelas sociedades que o praticam.

Desenvolvimento

Violência nos esportes

Existe violência praticada entre esportistas e entre torcedores de determinadas categorias. Existem diversos esportes que são considerados violentos, tais como: boxe, futebol, rugby, entre outros. Na copa FIFA de 2006 o jogador de futebol Zidane, ao sofrer uma ofensa verbal, agrediu fisicamente um outro jogador em pleno jogo da final, demonstrando uma atitude não adequada aos esportes.

Violência urbana: É a expressão que designa o fenômeno social de comportamento deliberadamente transgressor e agressivo ocorrido em função do convívio urbano. A violência urbana tem algumas qualidades que a diferencia de outros tipos de violência; e se desencadeia em conseqüência das condições de vida e do convívio no espaço urbano. Sua manifestação mais evidente é o alto índice de criminalidade; e a mais constante é a infração dos códigos elementares de conduta civilizada.

Hoolingans no futebol

As palavras hooliganismo e hooligan começaram a ser associada com a violência nos esportes, em especial a partir da década de 1960 no Reino Unido com o hooliganismo no futebol.

O maior demontração de violência dos hooligans foi a tragédia do Estádio do Heysel, na Bélgica, durante a final da Taça dos Campeões Europeus de 1985, entre o Liverpool da Inglaterra e a Juventus da Itália. Esse episódio resultou em 38 mortos e um número indeterminado de feridos. Os hooligans ingleses foram responsabilizados pelo incidente, o que resultou na proibição das equipes britânicas participarem em competições europeias por um período de cinco anos.

Apesar da repressão muito forte a grupos hooligans, alguns factos ainda ocorrem, como na Copa do Mundo de 2006 na Alemanha, em que ingleses e alemães promoveram quebra-quebra.

A Escalada da Violência no Trânsito

Falar de violência é repetir o lugar-comum da agressividade do Homem. O Ser Humano é geneticamente agressivo, assim como todos os animais que habitaram e habitam a terra. A grande diferença destes com os humanos é que os irracionais são apenas agressivos; isto é, atacam para se defenderem e para se alimentarem ( com exceção daqueles se tornam violentos no convívio com os homens) . A agressividade dos animais, sendo instintiva e não calculada, está ligada à sobrevivência de suas espécies. O homem, além de instintivo é também calculista, em decorrência de sua Razão. Ele premedita e ataca a sua própria espécie, mesmo saciado e em segurança. Na verdade, os outros animais são apenas agressivos e, o homem, é violento também ! Está tão disseminada a violência que é pouco provável que exista algum lugar na Terra que possa resguardar alguém da perversidade do seu semelhante.

Mas, a violência mais evidente em nosso País é a praticada pelos motoristas. É tamanho o desequilíbrio dos nossos condutores de veículos que já não se deveria chamar de "acidentes", os sinistros provocados por eles; mas sim, de "guerra civil".

Assim sendo, seria mais prático e correto apelidarmos os motoristas de "guerrilheiros do asfalto"; pois praticam uma verdadeira guerrilha rodoviária. Eles parecem estar possuídos por fúria assassina que ceifa a vida de milhares de pessoas todos os anos, além de centenas de milhares de feridos e mutilados. A cada ano esses "guerrilheiros" alienados batem seus próprios recordes de estupidez e criminalidade, sem, contudo, encontrarem resistência das autoridades (ir)responsáveis. Estas concorrem mais ainda para a criminalidade, quando incentivam e promovem a venda de bebidas alcoólicas, juntamente com os produtores e vendedores dessas drogas, em todas as cidades,vilas e lugarejos brasileiros. O incrível "é que depois punem os motoristas embriagados, com "leis secas" e molhadas"!! Livres para matarem e mutilarem impunemente, os imaturos do volante vão acumulando "troféus", celebrizando-se como os maiores marginais do Planeta. Assim como em outras categorias de crimes, vamos nos tornando campeões mundiais de imbecilidade. Se não ganhamos o "Nobel" quando tínhamos Homens como Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, Adolfo Lutz, Manoel de Abreu e um Vital Brasil; então, não devemos contar com a "genialidade" das "fornadas" de imaturos que a maioria das famílias está produzindo ( a não ser que a Academia de Ciências de Estocolmo, crie o Prêmio Nobel da Imaturidade !). De fato, se continuarmos omissos diante da criminalidade no trânsito é, no mínimo, promiscuidade social. São raras as pessoas que levantam suas vozes contra a libertinagem dos motoristas. Temos visto, por este Brasil afora, poucos combatentes ativos contra os motoristas irresponsáveis. Estamos à mercê desse quadro funesto de milhões de motoristas desgovernados, dirigindo pelas nossas ruas,avenidas e estradas, aptos a matarem e morrerem. Diariamente,principalmente nos finais de semanas e feriados prolongados(que são férteis neste País tão operante), somos testemunhas das centenas de sangrentos acidentes rodoviários. Já não se mata mais no "varejo"! Mata-se e se morre por "atacado", quando famílias inteiras são massacradas em brutais choques de veículos, quase sempre provocados por motoristas imaturos,drogados, alcoolizados,narcisistas, carentes, frustrados e exibicionistas. É claro que temos que levar em conta alguns acidentes que têm como causa o estado físico das estradas e alguns motoristas profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com