TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Você vê a utilidade da filosofia em nosso tempo?

Tese: Você vê a utilidade da filosofia em nosso tempo?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Tese  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 4

vrfundamenta a utilidade da filosofia nos tempos atuais?

Resposta: A Filosofia pode desenvolver uma maior capacidade de crítica doconhecimento, da escola, da sociedade e das relações humanas através demomentos privilegiados de debate em sala de aula. O contato com teoriascontraditórias através de leituras e interpretações propicia um “novo olhar” para omundo, entendendo que a “verdade” não é privilégio de um indivíduo ou de umgrupo social, mas que sua busca depende da interlocução de sujeitos que secolocam na condição de pesquisadores, conscientes de que não conquistarão oconhecimento definitivamente, mas que, até por isso, estão dispostos a continuarprocurando através de muito estudo e debate.

Ao tratarmos de educação, cidadania e construção de relações solidárias edemocráticas entre os alunos, estamos pressupondo um conjunto de condiçõesnecessárias ao seu engajamento político e social. A oportunidade de expressão dasideias, o desejo de participar de debates, a busca da leitura como um prazer da vidae a valorização do progresso intelectual são fundamentais para a conquista deautonomia pelo ser humano.

Caso 2 - Sobre os fundamentos da Justiça

O que funda a justiça? Seus fundamentos estariam na razão, na linguagem, na transcendência divina, ou na consciência? Eis algumas das linhas de discussão que envolvem a questão dos fundamentos da justiça da qual nos ocuparemos agora. Antes de tudo, chamemos a atenção para o fato de que o senso comum tende sempre a confundir justiça com o Poder Judiciário. O termo "acesso à justiça", tão propalado nos nossos dias, não diz nada além da possibilidade de acesso ao Poder Judiciário, no sentido do rompimento das barreiras que separam o cidadão da instituição destinada a proteger os seus interesses. Não diz do acesso á justiça mas do alcance do órgão estatal que, por definição, é o lugar das lamentações em torno dos conflitos humanos gerados a partir da obrigatoriedade da coexistência a que todos estamos condenados por sentença dos deuses, desde as nossas obscuras origens. Portanto, deixamos claro que os fundamentos da justiça que buscamos jamais se comprometeram com as instituições destinadas à efetivação da sua eficácia, ressalvada a configuração aproximativa do ideal de justiça. A pergunta pelos fundamentos da justiça vai muito além da crença na sua realizabilidade institucional, uma vez que esta se mostra apenas na órbita dos possíveis e não na esfera fundante disso que nominamos justiça na milenar trajetória da vida do espírito. (...) Começar a entender os fundamentos da justiça implica entender esse fluir da vivência na sua mais primitiva manifestação, pois é nesse campo primitivo, do a-temático, da ausência de quaisquer categorias que se instaura o apelo à justiça. Mas o que é a justiça? De onde vem e quais são os seus indicadores? Eis a questão! (GUIMARÃES, Aquiles Côrtes. Pequena introdução à filosofia política. A questão dos fundamentos. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007. p. 87-90.)

Diante do texto apresentado, responda as perguntas abaixo:

1 - É possível dizer que o texto apresenta uma reflexão filosófica sobre o Direito?

Resposta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com