TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a utilidade da filosofia hoje

Artigo: Qual a utilidade da filosofia hoje. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Artigo  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 2

WEB AULA N° 01

1. O QUE É FILOSOFIA?

A palavra Filosofia é composta de duas outras palavras de origem grega: Filos, que significa amor, amizade, e Sofia, que traduzimos como sabedoria ou conhecimento.

A filosofia foca questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou na fé e sim na razão. Desta forma, a filosofia pode ser definida como a análise racional do significado da existência humana, individual e coletivamente, com base na compreensão do ser. Apesar de algumas semelhanças com a ciência, muitas das perguntas da filosofia não podem ser respondidas pelo empirismo experimental.

A filosofia pode ser dividida em vários ramos. A filosofia do ser, por exemplo, inclui a metafísica, ontologia e cosmologia, entre outras disciplinas. A filosofia do conhecimento inclui a lógica e a epistemologia, enquanto filosofia de trabalho está relacionado a questões como a ética.

Nos dias de hoje a palavra "filosofia" é muitas vezes usada para descrever um conjunto de ideias ou atitudes, como por exemplo: "filosofia de vida", "filosofia política", "filosofia da educação", "filosofia reggae" etc.

2. QUAL A UTILIDADE DA FILOSOFIA HOJE

A Filosofia nos leva a quebrar as barreiras do conhecimento e aumenta nosso poder de argumentação que é outra importante característica dessa ciência, além de nos ajudar a esclarecer a história da nossa existência. O homem continua sendo o principal objeto da Filosofia e quando este, não tem o mínimo de entendimento da mesma, está fadado a viver amarrado aos conceitos do senso comum, pois, é a Filosofia que dá ao homem o desejo de conhecimento, conhecimento este que buscamos até hoje.

3. PESQUISE E TRAGA PARA SALA DE AULA UMA REPORTAGEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FOLOSOFIA NOS DIAS ATUAIS.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/filosofia-488722.shtml

> Formação

FILOSOFIA

Qual o atual papel da filosofia?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com