TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia – Filme Tempos Modernos

Por:   •  15/3/2016  •  Resenha  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 2

NOME: JULIANA MANSUELI NUNES

Filosofia – Filme Tempos Modernos

O filme Tempos modernos de 1936, retratou uma realidade que ocorre nas empresas até hoje, podemos dizer que era um filme futurista visto que observamos indústrias atuais com a mesma realidade de antes e crítico, pois compara os funcionários de uma empresa a um rebanho de gados, evidenciando seres humanos totalmente submissos ao patrão e sem coragem para pronunciarem contra o sistema trabalhista da época .  

O estilo de trabalho apresentado na filmagem era rotineiro e monótono, no qual as pessoas não precisavam pensar, eram treinadas para obedecer e manipuladas por seus superiores. Aceitavam salários muito baixos diante do tempo que dedicavam-se na empresa, o dinheiro na ocasião era utilizado apenas para pagar as contas mensais desses é importante enfatizar que quem dispunha de uma vida de grandes bens financeiros era apenas a “elite” (os empresários).

 O chefe enquanto os serviçais se empenhavam, montava jogos de quebra-cabeça em seu escritório e assistia todo o funcionamento da fábrica por televisores, estava ele satisfeito com os lucros provenientes da mão de obra “quase escrava”. Com o passar dos anos, trabalhadores organizaram sindicados, mas mesmo assim não conseguiram grandes melhorias ou uma grande evolução até nos dias de hoje.

Atualmente os donos de empresas tem consciência que é preciso um funcionário poder pensar, ter voz ativa no seu ambiente de trabalho, mas continuam agindo como se o mesmo fosse um bovino, pois o objetivo em sua maioria continua sendo o lucro (o capitalismo).

Finalizando concluo que não adianta você ter conhecimento de valores e teorias e não saber respeita-los e aplica-los dentro de uma empresa, pois  enquanto administrador temos que ter um olhar diferenciado para o lado pessoal (humanista) ou seja se interessar em recursos humanos, haja vista que investindo em pessoas, os funcionários vão se sentir valorizados e consequentemente a produção ira aumentar sem necessidade de desgastes interpessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com