TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Waking life

Por:   •  30/6/2015  •  Seminário  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Alunas: Ana Carolina Bismaia RA: 13101207 e Aléxia dos Santos RA: 13067307

Waking Life (2001)

PERSONAGENS: personagem principal nome (Wiley Wiggins), outros personagens principais listados abaixo em questões de discussão.

Waking Life é uma história animada sobre um jovem, interpretado por Wiley Wiggins, que se encontra preso em um sonho lucido contínuo. Ele ouve uma série de teorias de filósofos, intelectuais, estudiosos e chanfrados. O filme em geral é um apanhado da exploração de muitos pontos de vista das tendências passadas e atuais em filosofia. Os temas são diversos e abordam principalmente a identidade do homem e da sua interação social e ambiental. Diretor Richard Linklater afirma em seu comentário no DVD que todas as ideias expressas no filme devem ser acessíveis para os espectadores, que o dialogo conceitual seja denso.

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO:

1. O homem no barco/ carro afirma que o seu veículo é uma janela para o mundo que cada momento é um show. Ele desliza, permanecendo em um estado constante de partida, sempre chegando. O passeio, segundo ele, não exige uma explicação, apenas os ocupantes.

2. Wiley frequenta uma aula de filosofia do Robert Solomon, um professor de filosofia real, da Universidade do Texas em Austin. Solomon dá palestras sobre existencialismo, e apresenta-o de forma otimista como uma filosofia de liberdade criativa. Solomon também não concorda com a filosofia pós-moderna pois essa vê os seres humanos como construtos sociais, sujeitos a meras confluência de forças fragmentado e marginalizado. Isto tira a responsabilidade do indivíduo, ao contrário dos existencialistas que julgam a responsabilidade do ser humano própria da liberdade humana. Não devemos nos vermos como vítimas de várias forças, diz Solomon. Será que realmente precisamos de noções de liberdade para nos dar senso de responsabilidade?

3. Wiley visita a casa de Kim Krizan, uma roteirista que discute a natureza da linguagem como um sistema de signos. O fato de que nós podemos criar palavras que se referem a coisas tangíveis, como uma bola, não é realmente notável. E assim como as palavras transmitem conceitos abstratos, como amor, frustração, raiva. E ao dizer essas palavras as pessoas compreendem e isso equivale a uma espécie de comunhão espiritual. Essa sensação pode ser transitória mas é o que vivemos, com exteriorização de nós, para nos conectar com o outro.

4. Wiley visita Eamonn Healy, professor de Química da Austin. Healy discute a evolução humana e os valores que lhe estão associados: o parasitismo, dominação, moralidade, guerra, predação. Neste esquema, "o indivíduo é um capricho do coletivo." Ele, então, diz que estamos começando um novo tipo de evolução, que envolve bio-tecnologia (inteligência artificial, neuro-biologia), que ocorrerá muito mais rapidamente, e envolve um novo conjunto de valores: a verdade, a lealdade, a justiça, a liberdade. Aqui, o indivíduo torna-se mais valioso em seu próprio direito. Healy parece ser um pouco otimista sobre as formas de vida futurista. Há algumas razões para seu otimismo?

5. O homem que se põe fogo argumenta que a sociedade não nos deu a oportunidade de expressar as a sua nossas opiniões para além do processo de votação, que é um processo sem sentido. Ele se sente assim pela mensagem de destruição e caos. A questão não é uma censura, mas de acesso público. O que há de tão importante em ter uma audiência para as nossas opiniões, especialmente se estamos apenas como espectadores ignorando enquanto muitos queimam até a morte?

6. O casal deitado na cama (do filme, também do diretor Linklater, "Before Sunrise") A jovem acha que a sua vida de vigília pode ser as memórias de uma mulher idosa nos últimos momentos de sua vida. O jovem sugere que estudos recentes sobre a atividade cerebral de dormir ou na morte de pessoas mostram que uma vida inteira de experiências podem poderia ser condensada em poucos minutos reais da atividade. Se isso for verdade, isso faz o "tudo é um sonho" hipótese mais convincente?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com