TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Web Aulas

Monografias: Web Aulas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 5

Aula 1

1- O que é filosofia?

R- Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. É a decisão de não aceitar como obvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceita-los sem antes havê-los investigado e compreendido.

2- Qual a utilidade da filosofia hoje?

A filosofia serve para não darmos nossa aceitação imediata às coisas, sem maiores fazer maiores considerações. A filosofia começa dizendo não ás crenças e aos preconceitos do senso comum e, portanto, começa dizendo que não sabemos o que imaginávamos saber; Por isso, o patrono da filosofia, o grego Sócrates, afirmava que a primeira e fundamental verdade filosófica é dizer: “Sei que nada sei”. Para o discípulo de Sócrates, o filósofo grego Platão, a filosofia começa com a admiração; já o discípulo de Platão, o filosofo Aristóteles, acreditava que a filosofia começa com o espanto.

Aula 2

1. O que é filosofia do Direito?

A Filosofia do Direito é o campo de investigação filosófica que tem por objeto o Direito. Ela pode ser definida como o conjunto de respostas à pergunta “o que é o direito?”, ou ainda como o entendimento da natureza e do contexto do empreendimento jurídico. Assim, ela não só diz respeito a perguntas sobre a natureza do fenômeno jurídico, mas ainda sobre quais elementos estão em jogo quando ele é discutido. Tem sido abordada tanto de um prisma filosófico, por filósofos de formação, quanto de um prisma jurídico, por juristas de formação.

2. Qual a utilidade da reflexão filosófica para o direito?

A filosofia é útil para o Direito, pois ela instiga o filosofo do direito a enxergar as coisas com outros olhos. Ele cria o abito de transformar em questionamento algo tido como seguro e resolvido. É a capacidade de intuir uma certa situação problemática que se esconde por traz das aparências calmas do cotidiano. É a habilidade de transformar em uma pergunta bem elaborada as indagações que perturbam as pessoas. É perguntar sobre as razões que fundamentam uma determinada prática e transcendê-la. É, enfim, colocar um ponto de interrogação inesperado onde já descansa tranquilo e satisfeito um ponto final. A tarefa de problematizar imposta à Filosofia do Direito não pode ser entendida de forma pejorativa, como se a Filosofia estivesse preocupada em se tornar obstáculo para o desenvolvimento do Direito. É exatamente o contrário que se pretende. Problematizar, aqui, tem o intuito de instigar o direito a evoluir.

Aula 3

1 - Podemos considerar a filosofia política como estudo da "politicagem"? Justifique.

Não. A politicagem é um sistema de ideias e de comportamentos [racionais ou mesmo não racionais] caracterizado pela utilização de técnicas abusivas do poder.

E a Filosofia Política investiga as relações humanas em sentido coletivo.

2-Com base na problematização do texto acima, pesquise e, após, apresente à turma uma definição filosófica para política?

A política é uma actividade orientada ideologicamente para a tomada de decisões de um grupo para alcançar determinados objectivos. Também pode ser definida como sendo o exercício do poder para a resolução de um conflito de interesses. A utilização do termo passou a ser popular no século V a.C., quando Aristóteles desenvolveu a sua obra intitulada precisamente “Política”.

Referências:

http://conceito.de/politica

http://www.theoria.com.br/edicao0212/programa_de_pesquisa_da_politicagem.pdf

http://www.infoescola.com/filosofia/filosofia-politica/

Aula4

1- Que tipo de liberdade, definida pelos antigos, percebemos nesta entrevista? Justifique.

Liberdade de expressão.

A maioria dos ideais políticos modernos como justiça, a liberdade, o governo constitucional, surgiu na Grécia antiga.

2- Pelo que você leu na entrevista acima e, pelos seus conhecimentos acerca da forma como a Antiguidade relacionou ética e política, pesquise e apresente em sala de aula exemplos atuais para o sentido de liberdade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com