TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E POLÍTICA NA VISÃO ARISTOTÉLICA

Por:   •  24/5/2015  •  Dissertação  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso

Licenciatura em Filosofia

Disciplina

Ética e Filosofia Política

Tutor

Ésdon Renato Nardi

R.A.

1103476

Aluno

Carlos Eduardo C. dos Anjos

Turma

DGLF1301SPOJ

Unidade

Atividade 1 do portfólio

Com base nas leituras propostas, escolha um dos autores a seguir e elabore um texto dissertativo no qual deverá apresentar a relação entre política e ética. Autores a serem escolhidos:

• Platão.

• Aristóteles.

• Santo Agostinho.

• São Tomás de Aquino.

ÉTICA E POLÍTICA NA VISÃO ARISTOTÉLICA

        Para Aristóteles o fim último da vida é a felicidade. E segundo o filósofo, nos procuramos a felicidade em duas vias distintas: a via individual (que se dá pela ética) e a via coletiva (que se dá pela política). No ponto de vista aristotélico, estas duas dimensões se entrelaçam quando pensamos que o homem sendo ser social, ele não conseguiria viver a felicidade individual não estando inserido em sociedade. Da mesma forma, o homem não conseguiria ser feliz de forma coletiva, sem alcançar a felicidade individual.

        Aqui se encontra o primeiro problema: O indivíduo e o coletivo são entidades distintas.

        Para resolver esta celeuma, Aristóteles afirma que os fins precisam ser bons em si, e estabelece critérios para aquilo que é correto (bom em si), identificando o bem e a necessidade de encontrar meios corretos e justos de concretizá-los. Para o filósofo, somente o homem virtuoso, que age segundo o bem, fazendo o uso do raciocínio e da escolha livre, na justiça e na amizade, é capaz de alcançar a felicidade no âmbito individual e coletivo. Justiça e amizade aliás, seriam como uma espécie de cimento, que dá a liga para todo o seu conceito de “virtú”.

        No entanto, é importante lembrar que a filosofia de Aristóteles é uma espécie de filosofia finalista, e existiria, segundo ele, uma espécie de hierarquia natural entre a ética e a política, sendo a ética subordinada a política.

        A política aristotélica é intrinsecamente unida à moral, porque para o filósofo, o fim último do estado é a virtude, que em outras palavras é a formação moral dos cidadãos e o conjunto dos meios necessários para isso. O estado é um organismo moral, condição e complemento da atividade moral individual, e fundamento primeiro da suprema atividade contemplativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com