TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Aristotélica

Por:   •  10/12/2015  •  Dissertação  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

Ética

Aristotélica

Introdução

Aristóteles nós trará questionamentos como: quais são nossos verdadeiros bens de vida? Como devemos viver.

A ética Aristótelica pode ser definida como uma busca da felicidade,onde o homem se esforça para atingir sua excelência, e se tornar uma pessoa virtuosa, passando a fazer uma análise do seu agir.

Vamos conhecer um pouquinho desta ética em questão

Se fossemos considerar Ética, como uma disciplina específica e distinta no corpo das ciências, poderíamos cogitar que Aristóteles foi o fundador.

Ética Aristótelica foi o nome dado a três obras de moral contidas nos Corpus de Aristóteles: A ética a Eudemo, A ética a Nicômaco e a A grande ética. As obras Ética a Nicômaco e Política aliam de maneira ás vezes curiosa os preconceitos das cidades gregas de então e as considerações inovadoras de importância da prática em moral, papel do meio geográfico, econômico e social; idéia de uma ciência política baseada na experiência.

De acordo com suas filosofias devemos estudar a ética para melhorar nossas vidas e a natureza do bem-estar humano. Em uma de suas aulas ensinou que o conhecimento e o trabalho sempre visam algum bem, que por si, tem a finalidade de toda ação, e é o que difere a ação humana ,  das de todos os outros animais. O fundamento da ética e política aristotélica ,resume-se que o homem  é um animal dotado de logos(razão e linguagem), bem como de paixões e inclinações.

Segundo a ética aristotélica, a natureza humana é dividida em três áreas: o saber teórico, o saber prático e o saber criativo, apresentadas em formas de notas de aula, e talvez pode ter escrito alguns diálogos. Para Platão as discursões filosóficas ,nos levam a uma discursão sobre a verdade, posteriormente sobre o conhecimento e depois para de natureza ética, apresentada em formas de diálogos. Enquanto a razão em Platão é unívoca, em Aristóteles é pluridiversificada,

Na concepção aristotélica a felicidade está ligada a ética, sendo caracterizada como “Ética Eudaimônica”,onde a felicidade possui papel central , pois consiste na realização humana e no sucesso do homem, a partir do momento que conhece a si mesmo e adquiri equilíbrio para  se esforça para obter aquilo que almeja com excelência. Aristóteles nos ensina que devemos apreciar de maneira adequada a amizade, o prazer, a virtude, a honra e a riqueza, pois estes se encaixam em um todo.

Para colocarmos em prática esse entendimento, devemos adquirir através da educação e hábitos ,a capacidade de adquirir  sabedoria, não apenas com regras gerais, mas também na prática. Essas habilidades deliberativas , emocionais e sociais é que nos permitem colocar nossa compreensão geral de bem-estar em prática em formas adequadas para cada ocasião.

 A felicidade  é posta como o fim supremo da atividade humana e a virtude  é definida como um meio-termo entre dois extremos; as noções de voluntários e involuntários permitem compreender a natureza própria da virtude.

Conclusão

A Ética Aristótelica  nos levar à apreciarmos mais as virtudes do ser humano, para que assim possamos melhorar nossas vidas, e obter conhecimentos.

Referências Biográficas

www.webartigos.com

Grande Enciclopédia Ilustrada Larousse Cultural

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com