TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Do Advogado

Monografias: Ética Do Advogado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

Ética do advogado

Para o profissional jurídico no caso o advogado, a ética é uma das maiores preocupações a serem seguidas corretamente. Para o profissional em questão em sua carreira deve agir buscando todos os deveres e direitos para o bem do seu cliente. Mesmo que ocorra, do ato de seu cliente tenha cometido, seja contra a o pensamento certo do advogado, o advogado devera ser leal ao seu cliente perante o processo jurídico.

O operador do direito deve manter acima de tudo a sua, dignidade, honra e a nobreza mesmo que a causa que ele esteja defendendo ao seu cliente fira o seu pensamento do certo e o errado. Assim procurando sempre manter o Maximo pelo caráter de essencialidade e indispensabilidade, devendo atentar-se à sua reputação pessoal e profissional.

O advogado em si, seu principal papel é atender seu cliente, buscando da melhor forma favorecer suas vontades, defendendo seus interesses de direitos, desde que não venha ser levado de má-fé.

O advogado comete falta de ética ao dar tratamento diferenciado entre os clientes de diferentes níveis sociais?

O advogado não pode diferenciar seus clientes por meros interesses financeiros, como escrito no no artigo 5° da nossa constituição federal, todos são iguais perante a lei, tendo todos direito a reconhecida plenitude de defesa, ou seja, o devido processo legal.

Caso o operador do direito venha diferenciar seus clientes por diferentes tipos de classes sociais, ele estará sim negligenciando a ética que todo advogado deve seguir.

Por a ética é tão importante na profissão jurica?

Em Direito, quando se fala em Ética jurídica, o que se entende por isso é ética profissional, ou seja, para os operadores do Direito, a ética é um conjunto de regras de conduta que regulam a atividade jurisdicional, visando a boa prática da função, bem como a preservação da imagem do próprio profissional e de sua categoria. É, dessa forma, um tipo específico de avaliação ou orientação da prática jurídica que se encontra paralelo à orientação determinada pelas normas processuais e pelas normas objetivas de Direito, e para a qual também se pode conceber uma certa forma jurídica de codificação - códigos de ética, e também uma certa forma de sanção - tribunais de ética. A Ética jurídica é, portanto, formulada a partir da prática profissional do Direito.

Resumindo: a) A Ética observa o comportamento humano e aponta seus erros e desvios; b) formula os princípios básicos a que deve subordinar-se a conduta do homem; c) a par de valores genéricos e estáveis, a Ética é ajustável a cada época e circunstância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com