TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Dilma

Ensaios: Ética E Dilma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

Dilma e o maquiavelismo de seu governo

Eleita com uma das votações mais apertadas da história, a presidente Dilma Rousseff (PT) tomou posse nesta quinta-feira (1º), em Brasília, pedindo paciência ao povo brasileiro, citando a educação a prioridade, falando em ajustes fiscais “sem perdas de direitos”, conclamando a população e o Congresso Nacional para a formulação de uma ampla reforma política e propondo um pacto nacional contra a corrupção. Diante disto podemos questionar a ética tornar-se-á pratica ?

Encontramos o cimo da ética grega na relação do individuo com a polis, ou seja, ele está no desenvolvimento do ethos no enfretamento do cidadão com exigência da sociedade de organizar-se. Contudo diariamente nos deparamos com o descumprimento destas promessas feitas ao povo brasileiro.

Podemos dizer que o atual governo não esta em função da verdade, logo se há a possibilidadede associarmos a Machiavel, no capitulo XVIII da obra O Princepe, que um príncipe prudente não pode e nem deve guardar a palavra dada , se isto vier a prejudicar-lo ou quando as causas que determinam a palavra dada, cessar de existir. Enfim, ser um bom simulador e dissimulador é ua das qualidades do bom governate.

Não estamos em um governo monárquico, porem certas atitudes ou palavras permitinos experimentar deste “principado” democrático. A justiça como virtude se torna segundo, e porque não terceiro plano em projetos e ações,Quanto a ética da responsabilidade, ela concerne a consequência e não a resultados. Em uma área como da politica, particularmente assolada por circustancias, a postura ética é essencial ( Aristotel, recordemos, considerava a ética com propedêutica à politica), pois toda circustancia, por sua propia natureza, não comporta regras ou princípios gerais.Ela é fundamentalmente singular. “ os fins , não justificam os meios” ( autor desconhecidos) e nem as mentiras de uma presidente, chmada a ser plena em virtude.

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2015-01-01/dilma-rousseff-toma-posse-de-seu-segundo-mandato-em-brasilia.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com