TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Moral Ligados Ao Direito

Ensaios: Ética E Moral Ligados Ao Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 2

Ética e Moral Ligados ao Direito

Quando nascemos, já encontramos normas e regras de conduta moral pré-estabelecidas e somos doutrinados pela educação a nos adequar a elas. Na infância não temos capacidade cognitiva para operacionalizar análises sobre os valores morais ou éticos. Então nos resta apenas aceitarmos ou recusarmos aquilo que nos é apresentado.

Podemos fazer um paralelo entre moral individual x moral social, onde a moral individual é aquela forma de agir do individuo como pessoa frente ao mundo, a sociedade em geral. Na sua individualidade, o indivíduo pode ir contra os valores pregados socialmente e a moral social pode ser contestada. Em contra partida temos a moral social diz que, o conjunto de atitudes ou maneiras de agir que se impõe aos membros de uma sociedade como um todo.

A ética é diferente da moral que é diferente do direito.

1. O Direito regula condutas externas (comportamentos visíveis) e a Moral regula as condutas internas e a intencionalidade (comportamentos encobertos).

2. A Moral impõe deveres, enquanto que o Direito impõe deveres e garante direitos.

3. A Moral é autônoma e só vale se você aceita uma cultura, já o Direito é heterônomo e é imposto independente da aceitação.

4. A Moral é imposta pela coerção social, o Direito pela coerção jurídica e física.

5. O Direito tem por objetivo organizar a sociedade para o bom desenvolvimento da vida social, a Moral busca a Plenitude existencial.

Ou seja, a ética, a moral e o direito estão interligados. A ética consiste num conjunto de princípios morais, a moral consiste em um conjunto de regras, só que a moral atua de forma interna, ou seja, só tem um alto valor dentro das pessoas, ela se diferencia de uma pessoa para outra e o direito tem vários significados, ele pode ser aquilo que é justo perante a lei e a justiça, aquilo que você pode reclamar que é seu.

A ética tem uma relação maior com as profissões. Ela seria como uma regra a ser seguida, um dever que o profissional tem com aquele que contrata o seu serviço. A partir do momento em que se começa a exercer uma profissão, deve-se começar a praticar a ética.

A moral e o direito têm a seguinte base: a moral tem efeito dentro da pessoa, ela atua como um valor, aquilo que se aprendeu como certo e errado desde o princípio da vida enquanto que o direito tem uma relação com a sociedade, ou seja, direito é aquilo que a pessoa pode exigir perante seus semelhantes, desde que esteja de acordo à lei, é aquilo imposto pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com