TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Relações Sociais

Trabalho Escolar: Ética E Relações Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  1.775 Palavras (8 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 8

2.1 Ética

“Entende-se um ambiente ético como sendo aquele em que se pode constatar a presença de valores tais como: legalidade, transparência, parceria, respeito às diferenças, esperança, cooperação, justiça, liderança pelo exemplo e a busca pelo bem comum. Assim sendo, há uma relação positiva entre esse tipo de ambiente organizacional e os resultados empresariais alcançados.” (Ferrel, O.C.)

“A ética identifica os comportamentos morais que produzem o bem. Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade”. (Vazquez, A.C.)

2.2 Responsabilidade Social

Segundo a Fundação Nacional da Qualidade – ciclo 2006, é a atuação baseada em relacionamento ético e transparente com todas as partes interessadas, visando ao desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades.

2.3 Conflito de Interesses

É toda a situação em que o colaborador, assim como seus parentes, familiares ou amigos, possa beneficiar-se do vínculo com a empresa para obter vantagem pessoal ou em benefício de terceiros.

2.4 Desenvolvimento Sustentável

É a satisfação das necessidades da sociedade atual sem prejudicar as futuras gerações.

2.5 Parte Interessada

Indivíduo ou grupo de indivíduos com interesse comum no desempenho da organização e no ambiente em que opera. A empresa apresenta as seguintes partes interessadas: Clientes, Sócios, Colaboradores, Fornecedores e Sociedade.

2.6 Princípios e Valores Organizacionais

Ética profissional; foco no cliente; valorização da equipe; honestidade; transparência e respeito; comprometimento e responsabilidade; confiabilidade.

3 POLÍTICA DE RELAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO

3.1 Relações com Sócios

Firmar relacionamento de confiança com os sócios na comunicação precisa das informações pertinentes, cumprindo o contrato social. Buscar atingir níveis crescentes de competitividade e resultados compatíveis com o capital investido. Garantir o acesso a toda e qualquer informação solicitada pelos sócios, independendo do grau de participação no capital social. Garantir ao Conselho de Administração a aprovação do documento de Planejamento Estratégico, seus indicadores e orçamento. Disponibilizar ao Conselho de Administração todas as informações referentes aos indicadores estratégicos, táticos e operacionais para acompanhamento de metas estabelecidas.

3.2 Relações com clientes

Fortalecer a credibilidade junto aos clientes através do respeito e honestidade. Garantir recursos tecnológicos atualizados para boa resolutividade diagnóstica. Buscar apoio tecnológico em serviços de referência para suprir eventuais deficiências tecnológicas. Agregar valor aos serviços, atendendo às necessidades dos clientes, visando à sua satisfação e fidelidade. Fomentar relacionamento qualificado com a classe médica, hospitais, serviços de saúde, fontes pagadoras, clientes empresariais e finais. Divulgar com transparência as informações relativas a produtos e serviços. Respeitar o absoluto sigilo e a confidencialidade dos exames realizados e serviços prestados por cada cliente. A não observação deste sigilo é considerada falta gravíssima e levará a rígidas ações disciplinares. Valorizar o relacionamento pré e pós-venda, buscando melhora-los continuamente. Fornecer brindes e presentes aos clientes somente de acordo com a estratégia de relacionamento.

3.3 Relações com Colaboradores

As relações da empresa com seus colaboradores abrange os seguintes aspectos: integridade, igualdade, transparência, valorização profissional, saúde e segurança dos colaboradores, privacidade das informações da empresa, privacidade de informações pessoais. Estes aspectos definem a conduta tanto do colaborador com a empresa como da empresa com o colaborador, de acordo com diretrizes estratégicas, particularidades do segmento e cultura da empresa.

3.3.1 Integridade

Desenvolver as atividades de forma correta e honesta, preservando e fortalecendo os princípios e valores da empresa. Executar todas as funções de rotina da melhor maneira possível, empreendendo esforços para atingir os objetivos traçados pela empresa. Aceitar somente brindes e presentes que façam parte da estratégia de comunicação dos nossos clientes, parceiros ou fornecedores. Não aceitar presentes cujos valores sejam inadequados a uma relação profissional que prime pela isenção na tomada de decisões. Comunicar imediatamente aos superiores qualquer ato ou transação comercial sob a responsabilidade do colaborador, que envolva empresas onde trabalhem parentes. Comunicar aos superiores quaisquer participações em sociedades, detidas por colaborador ou por parentes e amigos, assim como interesses comerciais, financeiros ou econômicos, que possam gerar conflito de interesses. Tratar os conflitos de natureza ética e desvios de conduta com absoluto sigilo durante o seu relato até a sua apuração e eventual punição. Seguir todas as Normas Disciplinares e de Gestão de Pessoas definidas internamente pelo empresa.

3.3.2 Igualdade

Tratar com respeito, dignidade e atenção todos aqueles com relacionamentos dentro ou fora da empresa. Valorizar a diversidade, sem discriminação de qualquer espécie (raça, cor, religião, sexo, orientação sexual, idade, local de nascimento, deficiência, entre outros). Garantir oportunidades iguais e buscar desenvolver relacionamentos duradouros e de qualidade baseados no respeito e confiança recíprocos. Desaprovar qualquer forma de constrangimento e intimidação, bem como quaisquer formas de assédio.

3.3.3 Transparência

Atuar com ética profissional, honestidade, respeito e transparência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com