TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética de um advogado

Projeto de pesquisa: Ética de um advogado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.598 Palavras (7 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

Antes de tudo é necessário definir Ética, sem distingui-la, ainda, entre prática e filosófica.

Podemos considerá-la como uma ciência normativa, que estuda o que o homem deve ser em função daquilo que ele é.

Seu objetivo maior e levar o homem à pratica do bem.

Trata-se, portanto, da ciência que regula o uso que o homem deve fazer de sua liberdade para atingir esse fim.

O presente trabalho trata da importância da existência da Ética na profissão forense e do advogado que aumenta cada dia mais num mundo onde os valores parecem dissolver-se em incertezas, explicitando que não basta hoje ser um bom profissional, é preciso agir eticamente.

Mais concretamente, seus valores no meio jurídico, objetivam principalmente os deveres do operador de Direito para com a sociedade e em seu meio.

A metodologia utilizada foi baseada no PLT 229 e alguns tópicos da internet citados abaixo em referências bibliográficas.

2. Ética do Advogado

O advogado em exercício da sua função deve manter a observância de adotar posturas condizentes com a mora, os bons costumes e a prerrogativa de honestidade, ou seja, ele deve manter transparência em suas ações, sendo covalente com as finanças, comprometido com a causa do cliente e politicamente correto. O defensor não deve aceitar o feito desamparado sem motivo justo e comprovada a ciência do constituinte. O defensor deve abster-se de compactuar ações contrárias a ética profissional, a honra ou validade de atos jurídicos dos quais ele tenha participado ou orientado.

Entretanto, ele deve preservar fielmente em suas atividades: a honradez, a dignidade e a nobreza de seus atos, uma vez que assumido a representação ao seu cliente, o mesmo deve desvincular-se de interesses pessoais e mergulhar no rigoroso cumprimento da ordem processual, tendo sempre consigo a obrigatoriedade de realizar com perspicácia a defesa dos interesses do cliente até que se alcance a justiça plena e satisfatória. É dever e direito do advogado assumir defesa criminal independente de suas convicções a respeito de um delito cometido ou não. O advogado é indispensável na sociedade, necessário na ministração da justiça, a justiça o confia como defensor, estabilizador da paz social e mediador de conflitos.

O advogado comete falta de ética ao dar tratamento diferenciado entre os clientes de diferentes níveis sociais?

Resposta: Sim, uma vez que é desonroso ao advogado tratar de forma adversa clientes com poderes aquisitivos diferenciados, uma vez que constituído representante, ele deve agir com imparcialidade pessoal e defender com solidez os interesses do cliente, garantindo ao mesmo o alcance à justiça plena e satisfatória.

3. Conceito de Ética e Ética na profissão Forense

Ética é a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano. A palavra "ética" é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter. Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão.

Na filosofia clássica, a ética buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público. A ética abrangia os campos que atualmente são denominados antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, às vezes política, e até mesmo educação física e dietética, em suma, campos direta ou indiretamente ligados ao que influi na maneira de viver ou estilo de vida, ética pode ser definida como a ciência que estuda a conduta humana e a moral é a qualidade desta conduta, quando julga-se do ponto de vista do bem e do Mal.

Ética é “a ciência do comportamento moral do homens em sociedade.” Ética seria “o conjunto de regras satisfatória de comportamento e formas de vida através das quais tende o homem a realizar o valor do bem.”

Profissão é, “uma atividade pessoal, desenvolvida de maneira estável e honrada, ao serviço de outros e beneficio próprio, de conformidade com a própria vocação e em atenção a dignidade da pessoa humana.”

A) Quais os princípios éticos que foram violados? Justificar a resposta.

Em sendo apurados os fatos e confirmada a suspeita de que desembargadores receberam e repassaram a servidores do judiciário dinheiro antes dos demais, vários artigos do código de ética dos magistrados terão sido violados, são eles:

CAPÍTULO V - INTEGRIDADE PESSOAL E PROFISSIONAL

Art. 15. A integridade de conduta do magistrado fora do âmbito estrito da atividade jurisdicional contribui para uma fundada confiança dos cidadãos na judicatura.

Art. 16. O magistrado deve comportar-se na vida privada de modo a dignificar a função, cônscio de que o exercício da atividade jurisdicional impõe restrições e exigências pessoais distintas das acometidas aos cidadãos em geral.

Art. 17. É dever do magistrado recusar benefícios ou vantagens de ente público, de empresa privada ou de pessoa física que possam comprometer sua independência funcional.

Art. 18. Ao magistrado é vedado usar para fins privados, sem autorização, os bens públicos ou os meios disponibilizados para o exercício de suas funções.

Art. 19. Cumpre ao magistrado adotar as medidas necessárias para evitar que possa surgir qualquer dúvida razoável sobre a legitimidade de suas receitas e de sua situação econômico-patrimonial.

B) Em sua opinião, por que se exige uma postura ética dos profissionais?

A profissão é uma vocação, em assim sendo deve ser exercida de maneira estável e honrosa, o que significa que um professor deve ensinar, um médico zele pela saúde de seus pacientes, um pintor pinte, e assim cada profissional deve fazer de acordo com suas atribuições, da melhor maneira possível. As profissões não existem para atender a economia, mas sim para atender as necessidades pessoais, ou seja, cada um deveria escolher sua profissão por vontade, para sua realização pessoal, se dedicando ao máximo para corresponder as expectativas daqueles que dele dependem em sua profissão.

C) Existe profissão que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com