TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Política na Antguidade

Por:   •  8/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 4

FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA – TRABALHO DE ÉTICA NA ANTIGUIDADE

Universidade Estácio de Sá – Campus de Queimados – Curso de Direito – 3º período

Professor: Jorge Motta – data: 12 de março de 2015

Aluno: Roquiran Miranda Lima – matricula 201401361641

Ética e Política na Antiguidade Segundo Platão e Aristóteles

Os pensadores da Grécia antiga são pilares da organização do pensamento, suas visões de mundo foram tão profundas e relevantes, que até hoje são de grande importância para se compreender a fundamentação do pensamento filosófico.

Os seus questionamentos e teses levantados em uma época tão remota resistiram ao passar dos séculos, e eles se constituíram mais nos importantes pensadores de sua época, suas existências foram dedicadas a analisar o ser humano e sua conduta em sociedade.

Esta inestimável contribuição da civilização grega para o mundo, com o que atualmente se define como filosofia ocidental, atinge sua grande fase a partir de Sócrates (469 a 399 a. C.), filho de um escultor (profissão também exercida por Sócrates), não tinha origem nobre, porém, até hoje é sinônimo de integridade moral e sabedoria, qualidades que ele procurava multiplicar e difundir, almejando formar seres humanos dotados de sabedoria probidade e moderação. Foi mestre de Platão em um convívio de dez anos.

Platão

Nascido em Atenas, filho de nobres abastados, e provavelmente o célebre nome Platão (427 a 347 a. C.) seria um apelido, uma vez que, seu nome seria Arístocles, conheceu os textos e ideais pré-socráticos e passou por um período de isolamento juntamente com outros seguidores de Sócrates após a morte deste. Fundou a Academia, que teve Aristóteles como aluno e depois professor.

A concepção filosófica de Platão se baseava numa visão utópica de conduta humana que deveria ser baseada em valores adquiridos em um longo, difícil e por vezes até doloroso processo de educação.

Segundo Platão o espírito humano se encontrava temporariamente aprisionado em seu corpo material, onde a natureza e os sentidos o isolam da verdadeira realidade, afirmando inclusive que a matéria se opõe a razão.

A ética na visão deste filósofo não advinha da natureza, e sim através de um processo de conhecimento que estabeleceria um distanciamento entre o mundo real e tangível, seria então o mundo sensível limitado, e a verdadeira felicidade que adviria do pleno conhecimento apenas seria acessível no campo das ideias,

Consoante com este pensamento, a ética seria uma consequência da intervenção do estado organizado que imporia os valores éticos através de um processo educacional, apesar de pregar que a ética tinha por base a liberdade, portanto o indivíduo não nasceria determinado para agir conforme princípios inatos, e sim, aprenderia a agir corretamente.

Concluindo, segundo Platão a ética seria apenas e tão somente um produto da educação na vida do homem, por meio da formação acadêmica, das tradições e do convívio na social.

Aristóteles

Aristóteles (384 a 322 a. C.) nasceu em uma colónia Jônica chamado Estagira, pertencente ao reino da Macedônia, filho do médico do rei Amintas, recebeu uma educação de alto padrão. Aos 17 anos foi enviado para a Academia de Platão, onde após um período de vinte anos como discípulo, se tornou professor até o ano 347 a. C., ano da morte de Platão.

Este que foi o discípulo mais ilustre de Platão teve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com