TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética à Nicômaco - Resumo Livro I E II

Exames: Ética à Nicômaco - Resumo Livro I E II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 3

Síntese dos Capítulos 1 e 2

A escritora Marilena Chauí, no Capítulo I, cujo título é a Origem da Filosofia, abordou a definição da palavra filosofia, sendo está oriunda do grego e que significa um “estado de espírito” de quem deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita”.

A palavra Filosofia, foi criada pelo filósofo grego Pitágoras de Santos, no qual afirma que um filósofo se desvincula de “interesses comerciais”, não utiliza de seus conhecimento de modo a competir com outros indivíduos, mas sim na tentativa de “observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, a vida”.

Por sua vez, a afirmação que a Filosofia é grega e consiste em um entendimento racional, a procura pelo saber, lógica sistemática do conhecimento, não condiz com a ideia de que os demais povos eram desprovidos dessas características, pelo contrário, cada um desenvolveu a sua concepção sobre a realidade, pensamentos e técnicas que se distinguem, de acordo com as características e culturas de cada um.

Assim, essas diferenças entre os pensamentos dos mais diversos povos, como por exemplo, chineses, hindus, indígena, não pode ser chamado de Filosofia, pois apesar de ser um modo de “pensar e exprimir os pensamentos, esta palavra é atribuída aos gregos.

Desta forma, a filosofia grega, contribuiu como alicerce para os mais variados ensinamentos. Com efeito, a sua influência constata-se em palavras como lógica, técnica, ética, política, monarquia, anarquia, democracia, entre outras.

O legado deixado pela Filosofia grega para o Ocidente europeu é imenso, após a colonização europeia das Américas, com destaque as distinções entre leis naturais e da natureza humana, evitando assim o conformismo e a ideia de que forças naturais se sobrepõem sobre as ações humanas.

No Capítulo 2, que trata sobre O nascimento da Filosofia é analisado, inicialmente, em face dos poetas filósofos, que exprimiam seus sentimentos diante do mundo, indagavam e procuravam explicações, pois já não se conformavam com as repostas dadas por teorias religiosas, mitos e tradições sobre a existência das coisas.

A filosofia, segundo os historiadores, surgiu no final do século VII e início do século VI a. C., nas colónias gregas da Ásia Menor (Jônia) na cidade de Mileto, sendo o primeiro filósofo Tales de Mileto.

Alguns filósofos como Platão e Aristóteles acreditavam na origem oriental da Filosofia, ou seja, A Filosofia grega teve contribuição do pensamento oriental. Porém, nem todos seguiam este posicionamento e passaram a chamar a Filosofia como “milagre grego”.

Para solucionar este conflito, os estudos atuais demonstram que a cultura do Oriente deixou heranças, tendo por base a sua ocupação territorial antecedente aos povos gregos. Mas, ressalta também que os gregos proporcionaram alterações culturais significativas, como através da criação da política.

Na tentativa de explicar a pergunta: “a filosofia nasceu de uma ruptura radical com os mitos gregos?”. Afirma Chauí, que as respostas destas contradições foram reformuladas em uma nova pergunta: “quais as diferenças entre a Filosofia e o mito?”.

As condicionantes históricas para o surgimento da filosofia são as seguintes: as viagens marítimas; a invenção do calendário; a invenção da moda; o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com