TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Óleo De Lorenzo

Artigo: Óleo De Lorenzo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  1.065 Visualizações

Página 1 de 5

“ÓLEO DE LORENZO”

O filme relata a história de um casal de historiadores com seu filho Lorenzo, de apenas 5 anos de idade.

Lorenzo aparentava ser uma criança comum como todas as outras. Um certo dia na escola Lorenzo demonstra um comportamento agressivo, nervoso e a professora percebe que algo está errado, pois, Lorenzo nunca havia demonstrado esse tipo de comportamento; a professora preocupada questiona a mãe se não está acontecendo nada em casa, e a mãe diz que está tudo bem e que ele deve ter exaltado com algum coleguinha de classe.

No outro dia na escola novamente a crise se repete, mas desta vez com maior intensidade, então a professora preocupada pede para que a mãe leve-o ao médico, e chega a pedir que a mãe não mande mais Lorenzo para a escola.

Preocupados os pais o levam para fazer alguns exames, mas nada é constatado.

Andando de bicicleta com os amigos Lorenzo cai e faz um corte na cabeça, onde sangra muito, os pais com medo de ter acontecido algo grave retornam ao hospital e pedem para o médico que faça novos exames, e novamente nada é detectado.

As crises se repetem agora com mais frequência e intensidade, os pais desesperados retornam ao hospital e explicam a situação, os médicos pedem para que fiquem três dias no hospital para que uma série de exames sejam realizados. Feito os exames os pais recebem a triste notícia de que Lorenzo tem adrenoleucodistrofia (ALD), que é uma doença rara e degenerativa, e provoca uma degeneração incurável no cérebro, levando a criança a morte em pouco tem e não a nada a fazer.

A adrenoleucodistrofia é uma doença recessiva ligada ao cromossomo X, o que significa que afeta predominantemente os homens e é transmitida por mulheres portadoras que podem manifestar um grau leve da doença. Pelo grande fato das mulheres apresentarem dois cromossomos X e os homens apenas um, elas não deveria manifestar a doença, mas algumas mulheres portadoras da mutação do gene X- ALD podem manifestar a doença devido a inativação do cromossomo X com o alelo normal. Os homens só contam com um cromossomo X e um Y, portanto, os homens com a mutação do gene localizado no cromossomo X, carecem do mecanismo compensatório e manifestam os sintomas da enfermidade.

Portanto, uma mulher portadora da doença possui as seguintes possibilidades de descendência: 25% de chance de ter um filho normal, 25%de chance de ter um filho portador da doença, 25% de chance de ter uma filha normal e 25% de chance de ter uma filha portadora heterozigota.

Como em cada uma das enfermidades ligada ao sexo, se um homem afetado tiver filhos, todos seus filhos nascerão normais, mas se tiverem filhas, todas serão portadoras da doença.

Após a descoberta da doença Lorenzo e seus pais vivem a frustação, pois, não encontram médicos especializados e nem remédios para a doença. A partir desta frustação os pais resolvem fazer pesquisas e estudos em bibliotecas, esse estudo perdurou até noite a dentro, tiveram noites e noites de sono perdidos para ver se encontram algo que amenize ou contém o avanço da doença, pois ela ia destruindo o cérebro de Lorenzo chegando ao ponto de deixa-lo cego, deficiente físico, incapaz de engolir, e de se comunicar.

Depois de passarem por vários dias de estudos, pesquisas, testes, fracassos principalmente por serem leigos, acabam descobrindo um óleo, que ao utilizarem em seu filho perceberam que amenizava a evolução da doença mas não chegaram a cura. Com o uso do óleo Lorenzo não voltou ao seu estado normal, apenas conseguiu paralisar a doença; ficando assim conhecido como “Azeite ou Óleo de Lorenzo”.

A ALD é uma doença genética rara, grave e progressiva que afeta as glândulas adrenais e a substância branca do sistema nervoso, com incidência de 1 a cada 10000, ALD é encontrada em todo o mundo. É uma doença de depósito peroxissomal, já que a função anormal dos peroxissomas leva a um acúmulo de ácidos graxos de cadeia muito longa (AGCML) com 24 ou 26carbonos, em tecidos corporais, especialmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com