TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ação Geo. Gelo

Por:   •  25/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A água é a capacidade de um conjunto de processos que pode causar modificações nos materiais terrestres, transformando minerais, rochas e feições terrestres, a água pode ser encontrado em 3 estados físicos: líquido,sólido,vapor. O gelo é a massa continental de limites definidos, que se movimentam pela ação da gravidade, originando-se pela acumulação de neve e sua capacitação por pressão transformando em gelo. Atualmente cerca de 10% da superfície da Terra. Em sua totalidade 91% do gelo é composta de água doce e concentra 75% da água doce do mundo. O registro geológico mostra que pelo menos sete outras idades do gelo alternadas por fases de aquecimento global. Os depósitos glaciais oferecem um excelente material para estudo dos processos geológicos que ocorreram na superfície da Terra. Este trabalho tem por objetivo aprender e entender o que significa e o que pode causar a Ação Geológica do Gelo.

  1. GELO E GELEIRAS

A acumulação da neve sob forma de geleiras ocupa 1/10 da crosta e durante as Glaciações quaternárias ocupavam superfície maior. As glaciações ocorridas em alguns períodos históricos contribuem para a compreensão do passado.

  1. Geleiras

As geleiras são grandes massas de gelo que se acumulam em regiões altas dos continentes em baixas latitudes ou nas regiões polares que apresentam evidências de deslocamento. As Geleiras podem ser classificadas em dois tipos: Geleira de vale ou alpina: ocorre na maioria das cadeias de montanhas e é relativamente passível de observações diretas. Elas podem ser entendidas como longos rios de gelo que se originam das partes superiores das montanhas e flui para baixo pôr vales preexistentes. As dimensões são variáveis. Em muitas formas podem ser parecidas com um rio. A água entra no sistema pelas partes superiores (nascentes das geleiras) situadas a grandes altitudes. Estas geleiras também possuem um sistema de tributários que alimentam um tronco principal. A direção do fluxo é controlada pelo vale que a geleira ocupa, e conforme o gelo se move, ele erode e modifica a topografia local; Geleira continental, ou geleira de altitude: é uma massa de gelo que cobre grande parte de um continente em altas latitudes. Em termos de efeitos na topografia e no sistema hidrológico da Terra, as geleiras continentais são as mais importantes. Os elementos básicos de uma geleira continental são os mesmos que os de uma geleira de vale. Existe uma zona de acumulação geralmente situada na porção central da geleira onde o gelo se forma a partir de cristais de neve. O gelo também flui a partir da zona de acumulação para uma zona de ablação, onde deixa o sistema pôr evaporação e fusão. As geleiras continentais possuem forma circular ou elíptica, raramente com espessuras superiores a 3000 metros (o gelo não suporta o seu próprio peso acima de 3000 metros; se mais gelo for adicionado ao sistema, a geleira simplesmente flui com maior velocidade). O peso dessa massa de gelo causa uma subsidência da crosta terrestre. A subsidência cria depressões ao redor da margem da geleira as quais serão preenchidas pôr água de degelo originado um grande número de lagos. Se a geleira se situar próximo a costa, poderá ocorrer um ingresso de um braço de mar. As drenagens preexistentes são completamente modificadas.

  1. Movimento das Geleiras:

Sob a ação da gravidade e da inclinação do terreno o gelo acumulado tende a fluir, principalmente pelo degelo. A velocidade no centro da geleira é maior que nos extremos, devido ao atrito com as rochas. As geleiras deslocam-se a uma velocidade que varia de 06 a 18m dia, o que dependerá da geleira, da época do ano, da topografia, etc..

Erosão Glacial: o material das margens é arrancado, raspado, separado, lixado e incorporado pela geleira, que à medida que avançam incorporam mais fragmentos. O resultado da ação erosiva das geleiras é a formação de circos glaciais (depressões semelhantes à anfiteatros), vales em forma de U, rochas moutonée (lisas ou estriadas pela ação de seixos contido no gelo), estrias glaciais (resultam da ação dos fragmentos rochosos incorporados à geleira que atuam sobre a superfície do terreno ou sobre as paredes) e vales suspensos (na confluência de duas geleiras de vale a maior aprofunda mais o terreno pelo seu volume maior e o vale menor fica suspenso).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com