TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Base Histórica Do Preconceito Vem Com A Teoria Do Egocentrismo

Monografias: A Base Histórica Do Preconceito Vem Com A Teoria Do Egocentrismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  3.615 Visualizações

Página 1 de 2

A base histórica do preconceito vem com a teoria do egocentrismo; onde o europeu se achava superior a qualquer povo por serem brancos e achar-se mais inteligente e culto, subestimando quaisquer outras etnias. Vindo, portanto o racismo que é a tendência do jeito de pensar sobre a convicção de outros indivíduos, fazendo se pensar então que são melhores que os outros em qualquer aspecto, originando um pré-julgamento. A Europa é uma sociedade multicultural e multinacional que se enriquece com esta variedade. No entanto, a constante presença do racismo na nossa sociedade não pode ser ignorada. O racismo toca toda a gente. Degrada as nossas comunidades e gera insegurança e medo. Sendo xenofobia um medo irracional, a antipatia com os povos estrangeiros e a desconfiança destes, o medo do desconhecido pode ser mascarado no indivíduo como aversão ou ódio, gerando preconceitos.

As migrações internacionais foram impulsionadas pelas questões econômicas, guerras e conflitos em geral que faziam com que os migrantes saíssem do país por tais motivos, tendo no outro, oportunidades de emprego e melhoria de vida que os atraíam até a outra localidade. Europa e Estados Unidos eram sempre os escolhidos para migrar-se, pois as chances de trabalho eram muito maiores, contudo veio a globalização trazendo maior pressão desses fluxos possibilitando a aceleração da produção e circulação de mercadorias no mundo, então acabou por se permitir às indústrias dos países ricos que elas migrassem pelo mundo, em busca de novos mercados e de mão-de-obra barata, gerando crescente desemprego e diferenças salariais entre os trabalhadores dos países desenvolvidos. Desse período em diante, os trabalhadores com baixa qualificação já não seriam mais bem-vindos, pois passariam a disputar diretamente os postos de trabalho com parte da população local, gerando cada vez mais discriminação e preconceito.

Outro tipo de migração, é a por refugiados de fluxo de indivíduos que sofrem perseguições de ordem política, religiosa ou étnica, sendo consideradas migrantes refugiados pessoas que foram obrigados a deixar seus lares devido a problemas ambientais, como desmatamento, desertificação, erosão dos solos e desastres químicos e nucleares. Suas origens são variadas e caracterizadas como os governos ditatoriais que violam os direitos humanos de determinada parcela da população, na forma de perseguições políticas e torturas, extermínio étnico e discriminações religiosas e culturais. Finalizando existem também os refugiados em um fluxo sem agravante, que é o turístico, que são motivados pela busca de lazer, cultura e religião, esse processo é o que motiva a comercialização de viagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com