TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Por:   •  13/7/2021  •  Abstract  •  1.714 Palavras (7 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUIÇÃO DE ENSINO

INSTITUTO DE

CURSO DE GEOGRAFIA

A CARTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

ALUNO

Local

Ano

ALUNO

A CARTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Pré-projeto de pesquisa apresentado a disciplina Pesquisa Educacional, do Curso de Geografia,.

Prof.(a).

LOCAL

ANO

INTRODUÇÃO

A educação brasileira tem passado por um momento de adversidade, onde tem-se procurado cada vez mais proporcionar um ensino inovador para que os alunos aprendam os diferentes conteúdos escolares de forma eficaz e divertida. Isso demanda uma ampla discussão sobre quais os caminhos e metodologias utilizar na educação básica, e em especial na educação em cartografia.

Por se tratar de uma área que abrange uma diversidade elevada de conhecimentos a serem aplicados, os professores, ao longo de suas aulas, muitas vezes não conseguem despertar de forma adequada o interesse dos alunos pelos conhecimentos cartográficos, o que dificulta o processo de ensino e aprendizagem.

As tecnologias digitais de informações e comunicação podem ser utilizadas para o ensino de conteúdos relacionados a construção de mapas, sensoriamento remoto, cartografia digital, interpretação de objetos em mapas, entre outros. Isso possibilita a criação de novas metodologias de ensino no campo da cartografia ensinada por profissionais da geografia.

As tecnologias e inovações podem auxiliar o desenvolvimento das relações de espacialidades, permitindo aos alunos uma melhor vivência e aprendizagem de conteúdos no ambiente escolar.  É importante destacar que as tecnologias utilizadas no âmbito do ensino fundamental na área de geografia, por exemplo, possuem um caráter neutro, ou seja, geralmente não possuem o objetivo de ensinar uma verdade absoluta, pois a própria geografia possui como característica o ato de criticar e se renovar diante de pensamentos ditos consolidados.

O uso de estratégias utilizando tecnologias de fácil acesso está proporcionando uma verdadeira revolução no ensino. O avanço das tecnologias também está propiciando o surgimento de um ensino hibrido, onde os professores utilizam diversas ferramentas para que os alunos possam solidificar e/ou aprofundar aquilo que aprendeu em sala de aula.  

Para Silva (2013) com o surgimento da internet, as pessoas passaram a utilizar dispositivos digitais por muito mais tempo, tendo como exemplo o Smartphone e o computador pessoal. E esses dispositivos se constituem como ferramentais importantes que podem ser utilizadas para complementar o ensino de conteúdos cartográficos, possibilitando aos professores do ensino básico pensar em novas maneiras de ensinar cartografia em suas aulas de geografia.

TEMA

A cartografia no ensino de geografia

PROBLEMÁTICA

        A ausência de ferramentas e metodologias adequadas tem contribuído para que os professores não usem a cartografia de forma adequada como subsídio para o ensino de Geografia.

JUSTIFICATIVA

A importância deste trabalho está em contribuir para a proposição de novas metodologias de ensino de cartografia no âmbito da disciplina de geografia ministrada no ensino básico, uma vez que as constantes mudanças tecnológicas exigem que as formas de ensino sejam constantemente revisadas. Gerar novas formas de ensinar cartografia é uma forma de tentar melhorar a qualidade do ensino e o interesse dos alunos na área, podendo com isso facilitar o contato do professor com os alunos tornando a convivência em sala de aula cada vez mais agradável e proveitosa.

A utilização de metodologias diferenciadas no ensino de cartografia como fator de enriquecimento na disciplina de geografia tende a despertar a curiosidade do aluno, contribuindo com a sua assimilação e aproximação com o conteúdo, melhorando a sua reflexão e opinião sobre a importância do estudo de elementos cartográficos para a compreensão de conhecimentos geográficos, tais como: mudanças sócias, climáticas, econômicas e políticas que afetam diretamente a sociedade.

Neste sentido, a escolha deste tema se pautou pela necessidade de desenvolver novas técnicas de ensino de cartografia para subsidiar o trabalho do professor em sala de aula, contribuindo de forma direta e indireta para que o aluno possa se tornar um cidadão com um olhar crítico sobre as mudanças que ocorrem em sua volta.  

OBJETIVO GERAL

Investigar e analisar as possibilidades de aplicação e desenvolvimento de novas metodologias de ensino de cartografia e sua aplicação no âmbito da disciplina de Geografia no ensino básico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Identificar as diretrizes que norteiam o ensino de conteúdos cartográficos no ensino básico.
  2. Compreender os mecanismos de aplicação do lúdico no ensino de Cartografia na práxis docente em sala de aula.
  3. Propor metodologias para o ensino de conteúdos geográficos por meio da cartografia.

MARCO TEÓRICO

Para Richter (2017) a importância da representação cartográfica está na possibilidade de permitir aos leitores pensar nas múltiplas ideias que estão presentes no processo de produção do espaço.

O mapa, enquanto linguagem e um dos principais produtos da cartografia, não pode está relacionado apenas a um destaque ou complemento no texto. Trata-se de uma abordagem diferente, de algo que possui um contexto próprio. E por isso, merece a devida atenção quanto a sua correta utilização no campo do ensino em geografia.  

Com relação a geografia, um de seus objetivos atualmente é direcionar o aluno no caminho da reflexão das grandes questões que envolvem a vida em sociedade, além de contribuir para que o aluno aprenda, por meio da técnica, a resolução de problemas. Os problemas geográficos, por exemplo, devem conter sua devida localização e suas características espaciais, envolvendo os aspectos ambientais, sociais e econômicos. As especificidades de cada região devem ser consideradas na abordagem dos fatos, quando se trata da aplicação de uma determinada metodologia de ensino. Segundo Rau (2011) a reflexão do educador poderá apontar caminhos que atendam às exigências das novas situações educativas. O lúdico utilizado pelo professor em sala de aula torna-se, então, um meio para realização dos objetivos educacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com