TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  23/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 3

A CARTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO MEIO

Introdução

A cartografia é a ciência responsável pela representação gráfica da superfície terrestre e é muito importante na abrangência da geografia dentro da sala de aula. É a cartografia que nos proporciona o aprendizado do espaço em que habitamos e realizamos nossas atividades. Ela é importante tanto no cotidiano quanto para atender necessidades especiais.

Atualmente a cartografia utilizada nos ensinos de geografia tem o objetivo de desenvolver a capacidade dos alunos de se orientar e localizar através de sistemas de referência e de outras convenções.

No ambiente escolar nos deparamos com um espaço de inúmeras experiências e realidades. E cabe ao educador esta atento as mudanças e necessidades dos alunos, assim como o desempenho de aprendizagem e reflexão.

Este artigo tem por objetivo, analisar algumas causas das dificuldades do ensino geográfico seja na aprendizagem, seja na reflexão e aplicação no meio social. E identificar como a prática, ou seja, o estudo do meio pode interferir na aprendizagem e na vivência do aluno e qual o papel do professor e da escola neste eterno exercício de levar o aprendizado da melhor forma no atual ensino.

O ensino cartográfico no ensino fundamental

No ensino fundamental, o ensino cartográfico tem como objetivo auxiliar na capacidade dos alunos de se orientar e localizar através de sistemas de referência e estabelecer relações espaciais a partir de diferentes fenômenos representados. Uma grande atuação da cartografia no ensino e auxiliar na aprendizagem, na leitura, interpretação e na produção de mapas simples, utilizando convenções e referências, como escala, orientação, legenda e fonte.

Segundo Cavalcanti (2003, p.154):

O bom ensino é aquele que adianta o processo de desenvolvimento, orientando-se não apenas para as funções intelectuais já maduras, mas principalmente para as funções em amadurecimento”. É nele que o professor deve criar situações de aprendizagem com os alunos nas quais se possa explorar a área intelectual e social de cada ser.

A importância do estudo prático

Aulas prática ou aulas de campo são atividades realizadas fora das convencionais salas de aula que favorecem a interação disciplinar levando o aluno a uma compreensão crítica e reflexiva da realidade. São as aulas de campo que permitem aos alunos relacionar vários conceitos cartográficos adquiridos na sala de aula, valores, atitudes às suas práticas cotidianas. São momentos diferentes, interativos, prazerosos, criativos e fundamentais na construção do conhecimento científico que vão além dos muros da escola e dos limites físicos da sala de aula, facilitando a sensibilidade do contato direto dos alunos ao contato direto do nosso meio ambiente.

Com esta vivência prática do meio social, o aluno é levado a interpretar o mundo, expressar emoções, trabalhar cooperativamente, exercer a cidadania e sensibilizar-se com a natureza.

Além disso, o estudo do meio é um tipo de atividade escolar que pode estar vinculado a uma atividade de pesquisa mais ampla, para fins específicos da geografia, ativando o interesse maior do aluno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com