TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A China Características Gerais

Por:   •  8/3/2022  •  Abstract  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 2

1

  1. Mumbai: 13.922.125 habitantes;

Xangai: 13.481.600 habitantes;

Istambul: 12.569.041 habitantes.

  1. Mumbai, é cidade da Índia, localizada no continente asiático;

Xangai, localizada no continente asiático, é cidade da China;

Istambul, é cidade da Turquia, localiza-se no continente asiático e europeu, ou seja, um país transcontinental situado na Eurásia.

  1. Mumbai, a urbanização é um processo atual, pois somente começou a acelerar-se após a independência do país, quando a Índia adotou a economia mista e deu origem ao desenvolvimento do setor privado. Hoje Mumbai é o maior centro urbano e financeiro da Índia, sendo sua região metropolitana responsável por cerca de 5,5% do PIB do país.

Xangai, possui um largo processo de urbanização, que se viu acelerado desde os meados do século XIX, crescimento planejado com utilização de tecnologia de ponta.  A cidade apresenta cinco grandes setores morfologicamente diferenciados. a) o centro histórico e tradicional, b) as áreas de expansão XIX, c) a expansão da cidade durante a primeira metade do século XX e d) por último, os planos e estratégias em torno da criação de cidades satélites, desde os princípios dos anos 80.

Istambul foi a capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano até 1923, cujo governante máximo, o sultão foi durante séculos reconhecido como califa, o chefe supremo de todos os muçulmanos, o que fazia da cidade uma das mais importantes de todo o Islão. Ainda hoje Istambul continua a ser o principal polo industrial, comercial, cultural e universitário do país.         

  1. Mumbai, sofre com os problemas de urbanização de crescimento rápido em países em desenvolvimento: pobreza generalizada e padrões precários de saúde, emprego e educação. Cerca de 55% da população vive em favelas, as quais cobrem apenas 6% das terras da cidade.

Xangai apesar de ter seu processo de urbanização planejado também possui transformações de ordem totalmente espontânea, sem incentivos ou planejamento de cunho governamental, que vão criando problemas de ordem social e econômica.

Istambul teve um rápido e desordenado crescimento urbano gerando alguns problemas como; a falta de um sistema de transporte público integrado, bairros periféricos ilegais construídos de forma aleatória, falta de água potável e energia elétrica. Ainda recentemente a protesto com o plano de urbanização da cidade, levando centenas de pessoas as ruas para protestar.

  1. De acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano, baseado no relatório publicado em 09 de dezembro de 2019, com dados referentes a 2018, o IDH de Mumbai, assim como da Índia como um todo é de 0,555 – 0,699, que se caracteriza como médio.

Xangai, tem o IDH entre 0,700 – 0,799, o que é considerado alto, dados são baseados no relatório publicado em 09 de dezembro de 2019, com dados referentes a 2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com