TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contextualização da Covid-19

Por:   •  26/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução  

O presente trabalho insere-se num trabalho de investigação da Unidade Curricular de Geografia Humana, presente na Licenciatura de Geografia e Planeamento da Universidade do Minho, no qual se procura aferir as percepções dos munícipes de Braga acerca do Impacto do Covid-19 no turismo do concelho de Braga.

A indústria turística tem sido uma das que mais tem crescido nos últimos tempos. Contudo a 31 de dezembro de 2019 o mundo é afetado por uma pandemia em que as medidas de proteção passam pelo distanciamento social, higienização e desinfeção de espaços e equipamentos, deixando o setor do turismo exposto a inúmeros obstáculos e dificuldades.

A incerteza causada pela pandemia afetou os indicadores do turismo por todo o Mundo, tornando, portanto, iminente a necessidade de aferir as consequências. O que para muitos não passaria de uma pequena paragem e de mais uma estripe da gripe, o fenómeno dura já há mais de dois anos.

Sendo Portugal um país cuja atividade turística contribui de forma muito significativa para o PIB nacional, terá tido um contributo total (direto e indireto) de 8% para o PIB, em 2021, comparando com os 6,6%, de 2020, e 11,8%, em 2019 (Fonte: INE (2019,2020,2021)) pensamos que é indispensável analisar quais foram os impactos da COVID-19 no concelho de Braga. Num curto espaço temporal, podemos afirmar que o setor mais rentável da economia portuguesa reduziu as receitas muito consideravelmente. Face ao exposto, é importante avaliar a forma como a atividade turística se comportou ao longo deste período em constante mutação. A imposição de restrições e limitações pôs em causa o funcionamento de muitas infraestruturas turísticas, vendo assim os seus números reduzidos.

A questão central que se coloca no presente trabalho é:” A percepção dos Bracarenses acerca do turismo, durante a pandemia da COVID-19.”

Tendo Braga uma vasta oferta turística, detendo bastantes infraestruturas e equipamentos ligados à atividade turística, pensamos que é necessário perceber, de que maneira foi influenciado o setor.

Metodologia

Foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa e quantitativa que teve por objetivo perceber de que as perceções dos Bracarenses à acerca do Impacto do Covid-19 no turismo do concelho de Braga. Para alcançarmos este objetivo foi aplicado um inquérito por questionário aos residentes do concelho de Braga. Foram aplicados sessenta inquéritos por questionário. Os residentes inquiridos foram selecionados através de um processo de amostragem probabilística causal. Os inquéritos por questionário foram aplicados pessoalmente, no centro histórico da cidade de Braga. Obtiveram-se 48 respostas aos inquéritos por questionário, sendo que a taxa de não resposta foi de (20%) porque alguns entrevistados não eram residentes do concelho de Braga.

Foi apresentado aos residentes um inquérito por questionário com cerca de treze questões em que foi possível aferir o comportamento durante a época pandémica sobre o turismo do concelho de Braga.

 

2.    O conceito, origem e evolução da COVID-19, no mundo e em Portugal

 

O conceito, origem e evolução da COVID-19, no mundo e em Portugal

Foi a 31 de dezembro de 2019 que a Autoridade de Saúde da China decidiu alertar, pela primeira vez, a Organização Mundial de Saúde (OMS) para o facto de estar a existir vários casos de pacientes com uma pneumonia grave de origem desconhecida, estes casos que já estavam a ser relatados desde o dia 8 de dezembro de 2019. Nestes mesmos, puderam constatar que estes indivíduos tinham algo em comum, e esse era o hábito de comprarem alimentos no mercado de frutos do mar em Wuhan, este mercado que também é conhecido por vender animais vivos, como cães, morcegos, entre outros.

De acordo com o autor Santos (2020) os coronavírus são vírus de carácter comum que provocam uma doença no ser humano, onde por vezes, este pode afetar com gravidade. Em relação ao seu quadro clínico, este é considerado como uma virose, que na maioria dos casos consegue evoluir para uma cura completamente espontânea, ainda que seja necessário por vezes controlar os sintomas em regime de internamento. Este vírus consegue ter a capacidade de conseguir ser transmitido de uma forma bastante fácil, e essa é através da inalação ou do contacto com as gotículas infetadas, o período da incubação pode variar entre os 2 e os 14 dias. Os sintomas por norma são os que aparecem usualmente em infeções virais (gripe ou constipação), e estes podem variar entre a febre, tosse, dor de garganta, fadiga, falta de ar, como dores de cabeça, dores de corpo, espirros, vómitos e diarreia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com