TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Desigualdade social entre as nações

Por:   •  9/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 5

Desigualdade Social Entre as Nações

Lucas Bunn

Arlei Arlindo de Souza

Professor orientador: Edivan Kremer

Centro Universitario Leonardo da Vince-Uniasselvi

(GED0157)

17/05/2016

RESUMO

Estamos analisando através deste trabalho os problemas enfrentados por países de pouca expressão, lugares aonde a miséria faz moradia.

A desigualdade entre as nações é claramente notável, fácil de ser vista, isso vai desde o desequilíbrio estrutural entre países ricos e pobres, até a economia, cultura, espaço e até mesmo a natureza. Isso é uma realidade.

Palavras-chave: Dificuldade, Economia, Espaço e Natureza, Como resolver este problema.

1 INTRODUÇÃO

 “Tudo o que se pode fazer é administrar as desigualdades, buscando igualar as oportunidades, sem impor resultados” (Roberto Campos 2013)  

  O presente trabalho vem mostrar os problemas enfrentados por nações que vivem numa realidade muito desagradável em comparação com países ricos, muita das vezes a nação com maior nível de riqueza chega a mandar na de menor escala, menor índice econômico.

   No entanto a dificuldade para um pequeno país se reerguer é imensa se não tiver apoio, desde o clima. Espaço, tudo isso dependendo da situação prejudica o país para o mesmo se tornar uma grande potencia mundial.

   A economia é a base, o país precisa do giro do capital, este que se torna difícil de acontecer quando uma pequena nação não tem predominante em sua região uma grande multinacional, matérias primas para o desenvolvimento de atividades, o espaço a natureza que o cerca também fazem parte do jogo, a seguir também veremos como resolver este problema.

2 DIFICULDADE

  Sociólogos destacaram teorias sobre este problema, afirmavam que os países pobres continuariam pobres pelo fato de neste, não existir recursos e uma série de itens capazes e necessários para levantar o país, fazer da pequena nação um lugar de primeiro mundo.

Entretanto um problema de um país pobre para se erguer é a falta de capital, para o país gerar riquezas, se tornar uma nação rica é preciso no começo investir capital, implantando formas de trabalho, gerando oportunidades para as pessoas que vivem nele.

  A forma que o governo administra o país é outro problema que dificulta no processo de se tornar um país de primeiro mundo, lógico que não vai só do governo.

Um sério Problema que faça com que essa desigualdade exista, é encontrada também através da Natureza, força que ser humano nenhum pode repreender, para ter uma base, nosso planeta pode parar de girar, claro a bilhões de anos, mas cada 100 mil anos a terra diminui sua força de rotação.

Um país que é pobre sofre uma catástrofe da natureza, seja um tornado ou um Tsunami, destrói o país por inteiro dependendo o grau de força, com certeza este fica a mercê, a dificuldade é enorme para se reconstruir, então é notório que as dificuldades para um país se tornar exemplo para outros são imensas.

“Nenhum homem deveria sentar-se em paz á mesa farta, sabendo que em algum lugar há um irmão seu passando fome” (Augusto Branco 2013)

3 ECONOMIA

  Desde a antiguidade até os dias atuais, os países baixos, melhor dizendo, nações que vivem em condições precárias, vivem com uma renda muito baixa, certamente sobrevive com uma economia de subsistência, isto é, plantam para ter o que comer e vender, são assim que acontece na maioria dos casos.

  Países pobres tem dificuldade de participar da Globalização, sua influência no mercado e poucas mesmo algumas nações afirmando que estão isoladas deste mundo, não procede, apesar da baixa participação, fazem parte da economia mundial, não existe país isolado.

  Atualmente algumas nações poderosas, estão ajudando países pobres, um exemplo é a china que vem buscando trazer mais tecnologia para Cuba. O PIB de um país extremamente pobre é em media de 500 dólares ao ano per capita. Já de um de primeiro mundo em média de 53.041.98 USD (2013).

  Mudando os lados, a economia de uma nação modelo é ótima, vive do turismo, do funcionamento de multinacionais no espaço, espaço que foi totalmente favorável quando a empresa se instalou no lugar, praias e parques de diversão, dentre outros.

“ O consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção.” (Adam Smith 2013)

4 ESPAÇO E NATUREZA

  O espaço Geográfico se torna um vilão quando falamos em desigualdade. Com o tempo ele vem sofrendo mudanças, elas causadas pela força da natureza, lógico que desde épocas antes de Cristo o planeta vem sofrendo modificações, as vezes um pouco demora, e em certos casos nem tanto, fácil distinguir que o espaço pode ser  transformado por ações do homem e da natureza, nem  tudo que observamos foi a natureza que causou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (152.9 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com