TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia do Desenvolvimento

Por:   •  4/1/2022  •  Artigo  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

A família é a primeira instancia social da qual a criança faz parte, ela é o ponto de apoio e sustentação do ser humano. Ela tem o dever de cuidar da educação dos filhos e filhas surdos, por isso quanto melhor a parceria entre família e a criança surda, mais positivos e significativos serão os resultados na formação do surdo. Entretanto, é só na interação com a cultura surda que a família pode realizar da melhor maneira esta parceria, qual seja, adentrando ao mundo do surdo, aprendendo a Língua de Sinais, encontrando, desta maneira, apoio que a impulsione em direção à qualidade de vida da criança surda e ao desenvolvimento saudável das suas inter-relações.

Quando isto não acontece, os pais ou responsáveis acabam tendo muita dificuldade para compreenderem seus filhos, e assim não aceitando a sua surdez. Isto afeta direta e negativamente a formação emocional e cognitiva da criança surda, o que por sua vez acaba por afetar a sua inserção na vida social. E isto pode trazer graves sentimentos à pessoa surda, como por exemplo: frustração diante da falta de comunicação e depressão.

Desta forma, a língua de sinais é o que permite a comunicação do surdo, efetivando o estabelecimento de um contato entre as pessoas, objetivando aos surdos o desenvolvimento de uma comunicação real com todas as pessoas, facilitando a sua integração social por meio da língua de sinais, bem como humanizando-o. E a família é por excelência a principal instituição que pode e deve impulsionar isto, desenvolvendo e permitindo a aquisição efetiva da comunicação com os filhos e filhas surdos. A família e a comunicação exercem papéis fundamentais para a vida de qualquer indivíduo, assim não poderia ser diferente para o criança surda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (19.6 Kb)   docx (6.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com