TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução Historica Do Pensamento Geografico

Pesquisas Acadêmicas: A Evolução Historica Do Pensamento Geografico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 2

3 A evolução histórica do pensamento geográfico

As ideias geográficas surgiram pela necessidade do homem de se situar no espaço e desvendar os fenômenos da natureza. Então, desde a Antiguidade existiam tais conhecimentos, embora os mesmos fossem dispersos. Até o século XVIII, não havia uma unidade no conhecimento geográfico.

GEOGRAFIA

Graduação em Pedagogia

12

Entre os gregos, na Antiguidade Clássica, surgiu o termo Geografia, cujos estudos diziam respeito à medição do espaço e a forma da Terra, além da descrição de lugares. A Geografia era utilizada desde a antiguidade, mas foi no século XIX que, juntamente com as outras ciências, a Geografia tornou-se autônoma. Isto devido às condições históricas favoráveis como o conhecimento da dimensão e da forma real dos continentes; a existência de grande quantidade de informações sobre variados lugares da Terra; o aprimoramento das técnicas cartográficas e a descoberta das técnicas de impressão; a valorização dos temas geográficos pela reflexão da época expressa na Filosofia, nas ideias iluministas, na Economia Política e nas teorias evolucionistas. Essa sistematização da Geografia ocorreu na Alemanha, num contexto de unificação nacional, pois a mesma era formada por feudos, sem unidade econômica e política. Então, questão do espaço era primordial para as classes dominantes, relacionados ao domínio e organização do espaço, diferenças regionais e apropriação do território. Neste contexto que se dá a sistematização da Geografia” (Moraes, 2003). Os primeiros esforços no sentido de sistematizar os conhecimentos geográficos vieram de dois prussianos Alexandre Von Humboldt e Karl Ritter. Para Humboldt a Geografia seria a parte terrestre da ciência do Cosmos – uma síntese dos conhecimentos sobre a Terra. Segundo ele, a paisagem causaria uma impressão, que, combinada com a observação levaria à explicação. Para Ritter, a Geografia era o estudo dos lugares como forma de relação entre o homem e o Criador. No período do final do século XIX até meados do século XX, o pensamento geográfico tinha como objeto de estudo a influência das condições naturais sobre a humanidade e da natureza na constituição social. Das ideias de Ratzel surgiu a escola determinista, para a qual o meio determinava o homem. Paul Vidal de La Blache, francês, definia o objeto da Geografia como a relação entre homem e natureza, na perspectiva da paisagem. No Brasil, as primeiras tendências nasceram com a fundação da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo e do Departamento de Geografia a partir da década de 40, quando a Geografia passou a ser ensinada por professores licenciados, com a influência de Vidal de La Blache. (PCN, p.103)

Essa Geografia tinha como meta abordar as relações do homem com a natureza de forma objetiva, buscando leis gerais, numa postura neutra, sem envolver as relações sociais no processo. O ensino era dividido em blocos (Geografia Física, Geografia Econômica, Geografia Humana), que não se relacionavam entre si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com