TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Do Pensamento Geográfico

Ensaios: História Do Pensamento Geográfico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  1.163 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Licenciatura em Geografia

Disciplina: História do Pensamento Geográfico

1. Leia as afirmativas a seguir e responda se são verdadeiras ou falsas. Em caso de respostas falsas, justifique. Cada questão vale 1,5 e a correção levará em consideração a alternativa apresentada (V ou F), a consistência e a clareza da justificativa.

a) Uma das maiores preocupações de La Blache era com a definição do objeto da Geografia. Ele definiu-o, então, como sendo a relação Homem/Natureza, na perspectiva do território.

Resposta: Falso, Vidal de La Blache definiu o objeto da Geografia como a relação homem-natureza, na perspectiva da paisagem.

b) No início do século XX, duas Escolas de Geografia se firmaram na Europa: o determinismo e o possibilismo. A primeira, de origem alemã, trazia propostas relacionadas à capacidade das civilizações de dominarem a natureza e conquistarem novos territórios; a segunda, de origem francesa, como que em resposta à primeira, falava das diferentes possibilidades de adaptação do homem ao meio.

Resposta: Falso, foi no final do século XIX.

c) Para Élisée Reclus e a filosofia anarquista, haveria apenas um método para ser seguido dentro dos estudos geográficos.

Resposta: Falso, a geografia de Élisée Reclus, ao contrário da proposta positivista que afirmava haver um único método, dizia que cada objeto de estudo demandava um método diferente.

d) Ao propor que o saber provém do contato entre o sujeito e o objeto, as correntes humanísticas descartam a subjetividade na conceituação do espaço geográfico.

Resposta: Falso, as correntes humanísticas valorizavam o aspecto subjetivo.

e) A Hermenêutica e Fenomenologia valorizam o aspecto subjetivo dos estudos e defendem que não há uma verdade única a ser explicada, mas verdades a serem compreendidas. Neste aspecto, ambas as correntes estão de acordo com a filosofia Positivista.

Resposta: Falso, a Hermenêutica e Fenomenologia são contracorrentes ao positivismo por valorizar o aspecto subjetivo dos estudos e por diferenciar do positivismo ao defender que não há uma verdade única a ser explicada, mas verdades a serem compreendidas.

2. Defina o conceito de Espaço Vital (Valor da questão: 2,5)

Resposta: Espaço Vital se refere as condições espaciais e naturais para a manutenção ou consolidação do poder do Estado sobre o seu território. Seriam as condições naturais disponíveis para o fortalecimento de uma dada sociedade ou povo. Aquelas populações que dispusessem de melhor espaço vital estariam mais aptas a se desenvolver e a conquistar outros territórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com