TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Do Pensamento Geográfico

Monografias: História Do Pensamento Geográfico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  221 Palavras (1 Páginas)  •  444 Visualizações

Leia as afirmativas a seguir e responda se são verdadeiras ou falsas. Em caso de respostas falsas, justifique. Cada questão vale 1,5 e a correção levará em consideração a alternativa apresentada (V ou F), a consistência e a clareza da justificativa.

a) Uma das maiores preocupações de La Blache era com a definição do objeto da Geografia. Ele definiu-o, então, como sendo a relação Homem/Natureza, na perspectiva do território.

Resposta:

b) No início do século XX, duas Escolas de Geografia se firmaram na Europa: o determinismo e o possibilismo. A primeira, de origem alemã, trazia propostas relacionadas à capacidade das civilizações de dominarem a natureza e conquistarem novos territórios; a segunda, de origem francesa, como que em resposta à primeira, falava das diferentes possibilidades de adaptação do homem ao meio.

Resposta:

c) Para Élisée Reclus e a filosofia anarquista, haveria apenas um método para ser seguido dentro dos estudos geográficos.

Resposta:

d) Ao propor que o saber provém do contato entre o sujeito e o objeto, as correntes humanísticas descartam a subjetividade na conceituação do espaço geográfico.

Resposta:

e) A Hermenêutica e Fenomenologia valorizam o aspecto subjetivo dos estudos e defendem que não há uma verdade única a ser explicada, mas verdades a serem compreendidas. Neste aspecto, ambas as correntes estão de acordo com a filosofia Positivista.

2. Defina o conceito de Espaço Vital (Valor da questão: 2,5)

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com