TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GEOTECNOLOGIA - UMA NOVA VISÃO

Por:   •  19/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  6.069 Palavras (25 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 25

FACULDADE GRUPO EDUCACIONAL IBRA

CURSO: GEOGRAFIA


TEMA: GEOTECNOLOGIA - UMA NOVA VISÃO.

nome

Trabalho de conclusão de curso como requisito parcial para título de Licenciatura em Geografia na Faculdade Grupo Educacional IBRA

RESUMO

Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de utilização das geotecnologias como instrumento para o ensino e aprendizagem de Cartografia e consequentemente de Geografia. Para tanto, propomos um diálogo acerca das utilizações das geotecnologias como ferramentas a alfabetização cartográfica, entendendo-a como um processo de aquisição de conhecimentos cartográficos que serão necessários para a compreensão posterior de conteúdos geográficos através da confecção e leitura de mapas pelos estudantes. Foi avaliada a plataforma do Google Earth Pro como ferramenta para o ensino de cartografia e elencadas algumas atividades que podem ser realizadas pelos professores de geografia em sala de aula utilizando a geotecnologia como ferramenta para o ensino mais dinâmico de Geografia. Como justificativa a este trabalho verificamos a necessidade de entender a aproveitar os avanços tecnológicos disponíveis para o ensino, fazendo do momento de aprendizagem algo mais dinâmico e significativo. Ressaltamos ainda a possibilidade de trazer, com a utilização das geotecnologias, os conteúdos geográficos para o espaço de vivência do aluno, auxiliando-o no processo de compreensão do espaço local e fortalecendo o sentimento de pertencimento ao lugar em que estes estão inseridos.

Palavras-chave: Geotecnologias; Ensino de Geografia; Alfabetização Cartográfica.


ABSTRACT

This work aims to present a proposal for the use of geotechnologies as a tool for teaching and learning Cartography and consequently Geography. Therefore, we propose a dialogue about the uses of geotechnologies as tools for cartographic literacy, understanding it as a process of acquiring cartographic knowledge that will be necessary for the subsequent understanding of geographic contents, through the making and reading of maps by students. The Google Earth Pro platform was evaluated as a tool for teaching cartography and listed some activities that can be carried out by geography teachers in the classroom, using geotechnology as a tool for a more dynamic teaching of Geography. As a justification for this work, the need to understand and take advantage of the technological advances available for teaching is presented, making the moment of learning something more dynamic and meaningful. We also emphasize the possibility of bringing, with the use of geotechnologies, the geographic contents to the student's living space, helping him in the process of understanding the local space and strengthening the feeling of belonging to the place where they are inserted.

Keywords: Geotechnologies; Teaching Geography; Cartographic Literacy.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        1

2 DESENVOLVIMENTO        2

2.1 A formação do docente de Geografia        4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

4 REFERENCIAS        16

1 INTRODUÇÃO

A Revolução Técnico-Científica-Informacional propulsionou o avanço das tecnologias e da globalização. Com isso, uma área considerada como ciência aplicada que se expandiu foi o setor de geotecnologias, que fazem armazenamento, processamento, análise e interpretação de dados de informações geográficas.

Assim, as habilidades de saber orientar-se e localizar-se no espaço, bem como entender a sua organização e mapear um fenômeno geográfico na superfície terrestre, podem ser amplificados com o uso dessas tecnologias. Em vez de sobrecarregar os alunos com informações (prática da educação bancária), a nova concepção de ensino traz que os docentes devem ajudar os estudantes a perceber como utilizar a informação e fazer o uso delas.

Sabendo que a educação é peça chave no desenvolvimento da sociedade, vêm sendo desenvolvidos, nas últimas décadas, avanços nas políticas sobre ensino no Brasil. Pode-se citar como um desses avanços a construção e homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem um caráter normativo, afim de definir as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica.

Esse documento coloca a educação brasileira frente às demandas do século XXI. Nesse novo modelo de ensino preconizado no documento, o aluno passa a desenvolver sua autonomia, fazendo parte do processo ensino aprendizagem. Antes, o professor era visto como detentor do conhecimento, e agora ele passa a ser mediador, ajudando o protagonismo infanto-juvenil a fazer parte da ação educativa. Desse modo, o aluno é visto como peça central da prática e participa de todas as etapas de construção do conhecimento.

Portanto, ao ensinar os alunos a aprender a ler e compreender o mundo por meio da utilização das geotecnologias nas aulas de Geografia que ultrapassem o nível de localização e análise, o professor estará permitindo que os estudantes correlacionem os fenômenos socioambientais que ocorrem em determinado espaço. Destarte, com instrumentos e estratégias adequadas para o ensino de Geografia, como: a Cartografia Digital, os Sistemas de Informações Geográficas e o Sensoriamento Remoto, é possível instigar os alunos a pensarem de maneira crítica, estando conscientes do seu papel como agente no espaço geográfico.

Para que essas ferramentas sejam trabalhadas em sala nas escolas, é necessário que os docentes tenham conhecimento científico na disciplina de Geografia, noções básicas de Cartografia, Sensoriamento Remoto e SIG. Entretanto, não basta somente o professor possuir conhecimento da técnica, mas saber utilizar a tecnologia com a metodologia de ensino adequada, pois somente dessa maneira poderão explorar didaticamente as informações trabalhadas e contribuir para o pensamento e olhar geográfico.

Cada vez mais pesquisas com o uso de geotecnologias nas aulas de Geografia vêm sendo desenvolvidas e apontando estratégias inovadoras de ensino e aprendizagem. Essas ações visam ensinar os mais diversos conteúdos geográficos com tecnologias que os alunos usam no dia a dia, que por muitas vezes, não são contempladas nos livros didáticos. Assim sendo, o trabalho visa mostrar práticas realizadas com alunos da educação básica e discentes de cursos de licenciatura em Geografia, onde foram utilizadas geotecnologias como ferramentas para aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.1 Kb)   pdf (158.7 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com