TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GUERRA MUNDIAL

Por:   •  23/4/2022  •  Monografia  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

A desigualdade social existe e é muito comum de se encontrar em países subdesenvolvidos e emergentes, isso vem da realidade onde temos vários excedentes e as minorias se tornam alvo de exclusão social por serem diariamente reprimidas. A desigualdade se baseia em questões como gênero, cor, religião e grupos sociais, que afeta e prejudica o status social das pessoas, pegando diretamente nos seus direitos básicos, como: educação, saúde, moradia, transporte, propriedade e no sistema de oportunidades. Ela surge por conta da alta demanda de dinheiro e da má distribuição de renda, isso sem levar em consideração a má administração de recursos sendo eles órgãos públicos, falta de investimento em áreas sociais como saúde e educação, populações carentes e a falta de oportunidades de trabalho. Ao analisar as desigualdades de classes, tem os burgueses, donos de empresas e a classe alta da sociedade, enquanto do outro lado, há os proletariados, trabalhadores e sobreviventes.

A ideia é que, grande parte do poder e renda são entregues aos burgueses que repartem tudo isso e o restante se reparte entre a sociedade dos assalariados que acabam recebendo pouco por conta dessa má divisão de poder, e por isso, acabam sofrendo de opressão e exploração. As pessoas dessa sociedade que não possui condições acabam sofrendo mais com a falta de educação, oportunidades.

 Portanto, a meritocracia prejudica e, pois, é difícil esperar que uma classe social alcance bons feitos por méritos, tendo em consideração outra que passa longe de conseguir as mesmas oportunidades. A constituição diz que somos todos iguais perante a lei, garantindo direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, porém é difícil acreditar nisso com tanta desigualdade, isso sem contar as desigualdades de raça e gênero.

Dessa forma, uma das principais formas de acabar com a desigualdade socioeconômica é a educação, já que, na maior parte das vezes, pelo fato de que a escola deve dar bolsas de estudos, pessoas com maior nível de escolaridade acabam por terem maiores rendas e, no caso do desemprego, isso atingiria a meta necessária causando uma renovação no mercado. Algumas outras formas são a promoção de ofertas de trabalho e fortalecer programas de distribuição de renda, como por exemplo o bolsa família. Por isso, pessoas de classe mais alta deveriam se conscientizar e ajudar tais grupos tendo em vista que somos todos da mesma nação e iguais de acordo com o legislativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (26.4 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com