TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A dependência é um estado de fuga ao real problema

Artigo: A dependência é um estado de fuga ao real problema. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Artigo  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

A dependência é um estado de fuga ao real problema.

Depois do efeito das substâncias, o facto de a pessoa ter de se confrontar com o seu estado psicológico, emocional e físico real o mau estar é tão grande que juntamente com a dependência física, cria uma carência que só é saciada com o consumo de mais substancia. Entra-se assim num ciclo vicioso que só pode ser quebrado com muita coragem e muita força de vontade do dependente de substâncias como as drogas e álcool.

Todo este processo encadeado transforma-se numa “bola de neve” que por vezes apenas com um pequeno problema desencadeiam-se grandes dramas de vida que podem destruir famílias inteiras devido a estes vícios devoradores como as drogas e álcool. Muitas vezes quando se dá conta do problema já o vicio está completamente enraizado e de difícil controlo.

O álcool

O álcool é uma substancia socialmente aceite, no entanto não menos nefasta do que as drogas. A dependência do álcool produz efeitos devastadores para a saúde como, alucinações, loucura, a cirrose para não falar dos danos graves em termos emocionais. Mentalmente também causa danos irreversíveis, que vão ter graves consequências na vida futura da pessoa. A prevenção do alcoolismo assume assim um papel fundamental evitando uma espiral de problemas.

As Drogas

O problemas das drogas apesar de não ser socialmente aceite, está cada vez mais enraizado, atinge toda a humanidade e especialmente em camadas mais jovens e atinge todas as classes. O problema do vício é um problema que, tal como o álcool tem como fim a fuga a problemas pessoais e sociais e são procuradas pelo efeito rápido na produção de sensações de prazer e pela sensação que dá de aliviar os problemas e as ansiedades da vida.

Apesar do álcool ser socialmente aceite os seus efeitos destrutivos, física, emocional, social e profissionalmente são tão graves como os produzidos pelas drogas. No entanto os efeitos destrutivos das drogas são perceptíveis mais rapidamente que os do álcool. As drogas e álcool são um problema cada vez maior para a nosso sociedade, devendo cada um de nós assumir a nossa cota de responsabilidades e procurar a melhor forma de apoiar quem se apanha nas malhas das drogas e álcool.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com