TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geografia Estuda a Superfície Terrestre

Por:   •  18/9/2018  •  Seminário  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo I

O objeto da Geografia

A geografia estuda a superfície terrestre

Um dos objetos da geografia a mais usual é de que ela estuda a superfície terrestre devido à etimologia da palavra geografia e significa descrição da terra, esta concepção se apóia na idéia da geografia ser a síntese de todas as ciências. A formulação desse objeto foi criada Kant para esse autor, aderiu duas classes de ciências:

As expectativas apoiadas na razão e as empíricas apoiadas nas observações e nas sensações, em nível da segunda haverias duas disciplinas de síntese, a antropologia e a geografia que é síntese dos conhecimentos sobre a natureza.

Geografia como estudo da paisagem

 Neste objeto a análise geográfica estudaria estudariam restrita aos aspectos visíveis do real. A paisagem é posta como principal elemento da geografia, visto que, associação de múltiplos fenômenos é o q eu manter a concepção de síntese, pelo fato de trabalhar de trabalhar com dos dados das demais ciências e caberia observar o horizonte e desta explicação como um organismo com elementos que interagem entre si

Geografia como estudo da individualidade dos lugares

Neste objeto os estudos geográficos deveriam abordar todos os fenômenos que estão presentes numa dada área, ou seja, estudar regiões especifica e o caráter singular de cada porção do planeta. Os principais fatores deste objeto estão situados na antiguidade clássica. Neles realizaram seus estudos em lugares analisando traços naturais e sociais daquela terra. Este tipo de analise geográfico e chamado hoje de geografia regional que propõe estudar a intensidade de uma determinada região.

Geografia como estudo do espaço

Este objeto é menos usado entre os geógrafos, além de ser bastante vaga e encerra aspectos problemáticos. A discussão principal se incide na necessidade de explicar a definição de espaço, pelo fato de que cada ciência o espaço tem significados diferentes. Assim não seria possível realizar um estudo particular, como objetivo da geografia.

Geografia estuda a relação entre o homem e o meio, ou, sociedade natureza

Neste objeto, os autores procuraram explicar e estudar o contato entre as ciências naturais as ciências humanas e sociais. Dentro deste fator apareceram três diferentes, esses são:

  1. Influencia da natureza sobre o desenvolvimento da humanidade, nessa visão a ação do meio sobre os homens e sociedade, como uma verdade inconstantavel, e é o papel da geografia explicar as formas e os mecanismos pelos quais esta ação se manifesta. Desta forma a historia é determinada pelas condições naturais que ela está inserida. Então por isso os estudiosos desta vertente dizem que o homem deve dominar totalmente a natureza, em uma forma radicalista.
  2.  Os fenômenos humanos, diriam , nessa visão contariam a anterior, dessa mostra a transformação do meio por culpa da ação do homem. E caberia a geografia estudar a apropriação do homem em relação ao recursos oferecidos pela natureza.
  3. As ações humanas e naturais possuem o mesmo peso. Nesta visão ela busca o equilíbrio das ações, uma espécie de integração das anteriores, pois as ações humanas e naturais acabam se complementando

Capítulo II

O positivismo como fundamento da geografia tradicional

  • Uma primeira manifestação do positivismo aparece na redução da realidade do mundo dos sentidos ao redor do domínio da aparência dos fenômenos. Sendo assim o estudo do positivismo devem restringir aos aspectos visíveis do real, mensuráveis e palpáveis.

  • Na geografia essa postura positiva aparece desgastada através da máxima “a geografia é uma ciência empírica, pautada da observação”

  • Outra manifestação positivista é idéia, de um único método de interpretação comum a todas as ciências, isto incide uma neutralização dos fenômenos humanos “a geografia é uma ciência de contato entre o domínio da natureza e o da humanidade”
  • O pensamento geográfico tradicional viria do pensamento comum domado ao positivismo, manifesto na postura geral profundamente empírica e naturalista, outra idéia presente é a geografia sendo uma ciência de síntese esta concepção alimentada do positivismo sempre voltando para a hierarquização das ciências. Contudo apoiada nessas máximas o pensamento geográfico também se sustentou em alguns princípios elaborados no processo de construção dessa disciplina, tido como inquestionáveis atuando como regra de procedimento,não podendo ser questionado fornecimento assim um elemento de unidade de geografia,por fim esses princípios de filiação positivista são responsáveis pela continuação da geografia universal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com