TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geografia Reflexão A Folha Amassada

Por:   •  28/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 2

Reflexão texto 8.5 A folha amassada

Como educador e pessoa se faz necessário sempre medir as palavras, não que se tenha que deixar de falar o que se pensa, mas com o intuito de saber mensurar qual impacto aquela fala trará na vida do ouvinte, assim como na ilustração do texto, uma palavra uma vez dita, não tem como voltar a traz mais, por isso é tão importante ter esse cuidado ainda mais como educador.

Embora em momentos de alta tensão que muitas vezes são vividos dentro de sala de aula com os muitos fatores envolvidos entre essas quatros paredes, o educador não pode deixar que sentimentos como a raiva o domine, pois momentos como esse pode trazer grandes estragos na vida de quem irá ouvir a repreensão, que virá carregada com a emoção do falante.

Por outro lado, há também os estudantes, cada um com o seu temperamento e suas expectativas, alunos explosivos, não são necessariamente um problema, pois cada um carrega consigo sua história, suas próprias marcas, o professor deve ter esse olhar e esse cuidado a tratar com cada um.

Reflexão texto 8.6 A lição dos gansos

O texto traz como ilustração o voo dos gansos, o que chama atenção é a sua formação, onde voam sempre em bando, com um formato específico e com comportamentos peculiares. Dentro desse contexto é possível aprender algo desses animais, o trabalho em equipe e com um objetivo mútuo, traz o bem-estar do todo.

Assim como os gansos, para que o todo vá bem, é necessário cada um fazer a sua parte, seja liderando, seja participando da equipe, cada um desempenhando o seu papel com dedicação e compromisso, tudo sairá bem no final.

Reflexão texto 8.7 Assembleia na carpintaria

O texto nos faz refletir sobre o papel que cada um desempenhamos na vida do outro, no viver em comunidade. E nos faz ver que como seres humanos temos a tendencia de destacarmos os pontos negativos do outro, sem nos atentarmos muitas vezes aos pontos positivos e deixando de os destacá-los.

Essa atitude é muito ruim, pois mexe com a autoestima do outro, e muitas vezes não sabemos pelo que o outro está passando, além de afetar o seu desempenho dentro da equipe.

Trazendo para o contexto pedagógico, para dentro da sala de aula, instituição escolar, ou empresa, podemos refletir sobre o papel que cada pessoa, funcionário, estudante, tem dentro desses ambientes citados, pois se destacarmos os pontos negativos de cada um, que bem impacto traríamos para o produto final? De certo que não seria bom. Cada um possui suas singularidades, suas dificuldades, seus saberes. Cada um é uma peça importante, e cada um  tem sua forma de colaborar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (29.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com