TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HIDROGRAFIA NO MEIO URBANO

Por:   •  26/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

OBSERVANDO A HIDROGRAFIA NO MEIO URBANO: conscientizando sobre a preservação dos rios

 Dentre os conteúdos abordados pela Geografia, a hidrografia é a ciência que estuda as águas, Através do ensino de Geografia, devemos conscientizar os alunos sobre a preservação dos rios transformando a maneira de pensar dos alunos, sobre a preservação dos rios levando os a pensar e refletir sobre os cuidados que devemos ter com os recursos hídricos nos rodeiam.  Fazendo os entender o processo de cuidar e preservar esse recurso tão importante para todos que vivem em seu entorno.

Com o intuito de tornar os estudos sobre os rios que cortam as nossas cidades, mais acessíveis aos alunos, principalmente os referentes à preservação e o cuidado com a água esse bem tão precioso e indispensável no dia a dia dos alunos.  Neste projeto Foram desenvolvidas atividades que despertassem nos alunos a idéia de preservação do ambiente em que vivem, e, em particular a preservação dos rios. A estratégia utilizada foi de conscientizar os estudantes sobre a responsabilidade e o cuidado que devemos ter, com um bem indispensável a nossa vida.

A conscientização quanto a essa preservação desse bem precioso deve partir da escola, pois se acredita que é uma maneira mais fácil de conscientizar sobre a importância de preservar os rios.

 Os alunos conduzidos a ver o tema como parte fundamental de seu aprendizado, levando-o a conhecer sobre os elementos, praticar a efetividade das boas práticas no que se refere à sustentabilidade, de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos.

Vale ressaltar que a importância desse trabalho é conceituar de forma clara o tema escolhido enfatizando a importância do mesmo no processo de ensino/ aprendizagem dos alunos. É importante o professor trazer novas metodologias de ensino para a sala de aula, fazendo a conexão com a realidade dos alunos.

Fazendo com que os mesmos tenham noções sobre hidrografia e seus elementos, estabelecendo também relações entre os conhecimentos dos alunos. Interpretando a natureza e os dados sobre o comportamento atmosférico mantendo como ponto de partida para a compreensão da preservação dos rios.

          Contudo, mostrar ao aluno que quando cuidamos de algo podemos mantê-lo muito mais próximo a nós, por isso, espera também que reforçando o valor do estudo sobre esse fator desperte no aluno o sentimento de pertença, para que ele possa sentir de perto o prazer em cuidar de um bem precioso, pois em se tratando de preservação dos rios, nossas ações em relação ao meio ambiente surtirão efeitos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com