TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL E DO BRASIL

Por:   •  2/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

ALUNO:  KARINA ASSUNTA MORO

 RA: 8052921

DISCIPLINA:  HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL E DO BRASIL

PROFESSORA: JUCILENE GALVÃO

BATATAIS-SP

2020

Objetivos

• Conhecer os principais produtos explorados no período colonial.

• Reconhecer o modelo de colonização imposta ao Brasil e sua diversidade de exploração em relação as diferenças espaciais.

• Refletir sobre as diferentes ocupações do território brasileiro relacionando com os produtos explorados.

Descrição da atividade

Baseado no estudo da Unidade 3 do CRC de História Econômica Geral e do Brasil, reflita e escreva uma breve dissertação explicando quais as principais diferenças entre as colonizações do norte, sul e sudeste brasileiro comentando sobre: os produtos explorados, as caraterísticas espaciais, as pessoas envolvidas e o tempo histórico. Por fim, comente como estas áreas estão atualmente em relação ao desenvolvimento, indicando as marcas deixadas pelo processo de colonização.

Os Portugueses quando colonizou o Brasil tinha o objetivo principal a exploração e o poder sobre as terras visavam lucros, enriquecer, aumentar toda a atividade econômica e comercial. O Pau-Brasil foi um dos primeiros produtos que foram muito explorado no Brasil, os portugueses usufruíram dessa exploração por um longo período a concentração maior era na região Nordeste. Primeiro extraiam a tinta vermelha que o Pau-Brasil possuía essa substancia e em sequência o uso da madeira para fabricação de moveis, era muito valiosa essa madeira para os Portugueses fazia comercio com ela.

Ao longo da história a economia brasileira passou por transformações em cada etapa dos séculos e assim as colonizações em cada região se tornou diferente umas das outras tanto economicamente , sociais , politicas e no setor cultural, incluindo culturas e ocasionando mudanças dentro do núcleo que se formava a sociedade brasileira.

Colonizações da Região Norte

A região Norte tiveram varias tentativas de ocupação mas sem sucesso os indígenas no período pré-colombiano, lutavam bravamente defendo o espaço que por direito era deles, um das dificuldades encontrada também na colonização da região Norte foi as vastas florestas, por vários séculos a região ficou vazia das demais regiões, até a chegada dos europeus.

Os espanhóis também exaltavam a fauna e a flora existentes na região até certa época.

Com a chegada dos portugueses em meados de 1616, fortemente armados militarmente lutavam para defender a região contra outros povos pois eles se interessavam pelas riquezas da floresta Amazônica. Em XVIII as ocupações religiosas também foram fortes para a catequização dos indígenas.

Durante o século XIX e XX o interesse pelo látex produto extraído pela seringueira encontrada da Amazônia, os índios a utilizava para consumo. Atraindo assim muitos imigrantes os brasileiros de outros estados, principalmente nordestinos, vieram para a região Norte a fim de trabalhar na extração da borracha que foi fundamental para o povoamento dessa região.

Podemos ver que a região Norte é fruto de imigrantes que vinham atrás de enriquecimento com toda riqueza que a floresta Amazônia possuía.

Colonizações da Região SUL

A região Sul do país tem forte presença europeia no seu processo de colonização e também de

povoamento, o clima era um atrativo para europeus diferentes das outras regiões pois o clima era propício para eles, então não atraia muito os portugueses.

Chegaram primeiro os jesuítas incentivados para a criação de gado, as missões jesuítas de povoar o território a catequisar a população indígena ali existente.

No século XIX foi estimulado os imigrantes estrangeiros pelo Brasil Império para garantir a economia na região sul, sendo os alemães os pioneiros, logo depois os italianos.

No fim do século XIX outras nacionalidades vieram para o Brasil desembarcando no sul do Brasil iniciou assim uma miscigenação europeia no Brasil, mudanças culturais foram inevitáveis, costumes, hábitos e também alimentação foram transformadas.

Colonização da Região Sudeste

Essa região era habitada por tribos indígenas até quando ocorreu a ocupação portuguesa no século XVI, uma das primeiras vilas fundada no Brasil a portuguesa o que tornaria o primeiro município de todos São Vicente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (113.6 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com