TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM PARA O MEIO AMBIENTE

Por:   •  22/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Universidade Estácio de Sá

A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM PARA O MEIO AMBIENTE

Pedagogia

Rio de Janeiro, abril de 2020.

Andressa de Amorim Guedes

Matrícula: 201903106461

Fernanda Cristina

Matrícula:201903196787

Monique Diniz Carneiro

Matrícula: 201903047277

Nilcyene Mirella Castro Chaves

Matrícula: 201903120136

Tania Mayara Bregeiro da Silva

Matrícula: 201904019137

                             Universidade Estácio de Sá

                       Campus Nova América – RJ

                                         2020

RESUMO

O trabalho tem como finalidade possibilitar aos alunos do ensino fundamental II um maior entendimento sobre os problemas causados pelo descarte e o acondicionamento inadequado do lixo e a conscientiza-los que essas ações vêm trazendo graves problemas ao meio ambiente. A reciclagem é umas das possibilidades a serem realizadas para a diminuição do lixo produzido pela sociedade e possui um importante papel, uma vez que, além de reduzir a quantidade de rejeitos, também diminui a procura por novas matérias-primas. Dessa forma, quanto mais se recicla, mais se reaproveita e, consequentemente, menor é a necessidade de extrair novos materiais da natureza. Espera-se que esse trabalho consiga sensibilizá-los para a temática evidenciando os graves problemas que o consumo inconsciente dos recursos naturais e o descarte indevido de resíduos acarretam para nosso planeta.

Palavras-chave: Educação ambiental – reciclagem – lixo - consumo inteligente – mudanças comportamentais.



1. Introdução

Em virtude dos grandes impactos ambientais sofridos pelo planeta, tais como enchentes, poluição, desmatamento, entre outros, dialogar e praticar a reciclagem tornou-se cada vez mais importante com as crianças. Tendo em vista que elas são o futuro de nosso planeta, é necessário que elas desenvolvam consciência ambiental desde pequenas. Além disso, é importante também que elas tenham a mentalidade de que é necessário um esforço não só individual, mas também coletivo, para salvar e conservar o meio ambiente por meio do gerenciamento de resíduos e consumo consciente dos recursos naturais.

O debate sobre o tema é uma forma de sensibilização sobre o cuidado com o meio ambiente e por meio de atividades lúdicas e divertidas, é possível, atrair o olhar delas para a questão da utilização sustentável dos recursos e do descarte adequado do lixo.

        Observa-se que a quantidade de lixo gerado pela população tem sido maior a cada ano por conta do aumento de consumo, segundos dados da COLUMRB, na cidade do Rio de Janeiro são coletados em média, 10 mil toneladas de resíduos por dia. Mas aonde esse lixo vai parar?

Apesar de possuir aterros sanitários regulamentados, segundo um levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em 2017, ainda existia pelo menos 29 lixões a céu aberto no Rio de Janeiro, nove a mais dos que identificados em 2015. Isso é preocupante, pois essas formas irregulares de descartar o lixo têm gerado sérios problemas à população e ao meio ambiente. O descarte e tratamento correto do lixo, não depende somente de uma política de coleta e armazenagem correta, mas também, da educação e da cooperação da sociedade com atitudes de consumo consciente e de práticas adequadas de separação de resíduos em casa.

Com isso, dá-se a relevância deste projeto, que deverá ser desenvolvido nas unidades escolares, mais especificamente, com estudantes do Ensino Fundamental II, podendo ser adaptada e estendido aos demais membros da comunidade escolar.


2. Objetivo Geral

Tendo em vista o aumento significativo da produção de lixo em decorrência da sociedade capitalista e de consumo, é de extrema importância que os cidadãos entendam a importância da redução do consumo, da reutilização e da reciclagem, assim como a forma mais adequada de descarte gerando melhor qualidade de vida com conservação ambiental.

 Portanto o objetivo geral desse projeto é: “sensibilizar os estudantes do ensino fundamental II sobre a problemática do consumo, do acúmulo de resíduos e as consequências do descarte inadequado assim como, ensiná-los a importância dos 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), incentivando a produção de brinquedos com materiais recicláveis”.  

2.1 Objetivos específicos

  • Mobilizar os alunos de que guardar e separar o lixo para coleta seletiva é uma forma de ajudar a natureza e transformar o problema do lixo numa solução econômica e social;
  • Despertar o interesse e a consciência que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, podendo inclusive, ser usado na transformação de brinquedos;
  • Aprender a construir brinquedos com material reciclável;
  • Relacionar os diferentes tipos de lixo utilizados na reciclagem;
  • Esclarecer os conceitos de “redução”, “reutilização” e “reciclagem”;
  • A oportunidade do aluno usar e desenvolver a criatividade;
  • Associar a reciclagem à questão ambiental;
  • Analisar criticamente a sociedade de consumo.

Consideramos os brinquedos recicláveis uma ideia prática e coerente para enriquecer a conscientização da reutilização de produtos que deveriam ser inutilizados e jogados fora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com