TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Imigração no brasil

Por:   •  31/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

IMIGRAÇÃO NO BRASIL

INTRODUÇÃO

        

        Neste trabalho iremos avaliar a imigração e suas fases e como elas conseguiram mudar tanto diversidade cultural da população brasileira. Se baseando nas fases da imigração iremos ver porque algumas das áreas são as preferidas de muitos imigrantes e porque os imigrantes preferiram o Brasil a inúmeros outros países da America. Também iremos apresentar uma tabela referente aos principais destinos dos brasileiros no exterior.

IMIGRAÇÃO BRASILEIRA

Imigração colonial: essa fase é formada por imigrantes portugueses e escravos vindos da áfrica.

Imigração de povoamento: teve inicio no ano de 1824 com a chegada nos imigrantes alemães e logo após em 1975 pelos italianos. Os donos de fazendas, logos após o fim da escravatura, não queriam mais pagar o salário de um ex-escravo, então preferiam a mão de obra de imigrantes alemães e italianos.

Imigração como mão-de-obra: foi à fase mais vantajosa pra latifundiários de café do estado de São Paulo, já que na época era o principal produto de exportação. Tinha um predomínio de italianos, portugueses, espanhóis, e japoneses.  

Imigração final: foi à fase que teve inicio nos anos 70, e também a menos delas.

Êxodo Rural

O êxodo rural provoca, na maioria das vezes, problemas sociais. Cidades que recebem grande quantidade de migrantes, muitas vezes, não estão preparadas para tal fenômeno. Os empregos não são suficientes e muitos migrantes partem para o mercado de trabalho informal e passam a residir em habitações sem boas condições (favelas, cortiços, etc). 

Além do desemprego, o êxodo rural descontrolado causa outros problemas nas grandes cidades. Ele aumenta em grandes proporções a população nos bairros de periferia das grandes cidades. Como são bairros carentes em hospitais e escolas, as populações destes locais acabam sofrendo com o atendimento destes serviços. Escolas com excesso de alunos por sala de aula e hospitais superlotados são as conseqüências deste fato.

Os municípios rurais também acabam sendo afetados pelo êxodo rural. Com a diminuição da população local, diminui a arrecadação de impostos, a produção agrícola decresce e muitos municípios acabam entrando em crise. Há casos de municípios que deixam de existir quando todos os habitantes deixam a região.

Emigração Brasileira

Ela ocorre por diversos motivos, sendo que os principais são: busca de melhores condições de vida, procura de emprego, fuga de uma área de desastre natural ou existência de guerras. Os emigrantes costumam buscar regiões com alto índice de urbanização, pois procuram boas condições de vida (emprego, educação, saúde, etc). No Brasil, podemos citar como principal exemplo de movimento de emigrante o ocorrido nas décadas de 1960 a 1980. Neste caso, milhões de brasileiros deixaram as regiões rurais, principalmente do Norte de Nordeste do país, para buscar uma vida melhor nos centros urbanos da região Sudeste.

Principais Destinos Da Emigração Brasileira

Estados Unidos

23%

Portugal

13,4%

Espanha

9,4%

Japão

7,4%

Itália

7,0%

Inglaterra

6,2%

França

3,6%

Alemanha

3,4%

Suíça

2,5%

Austrália

2,2%

Canadá

2,1%

Argentina

1,8%

Bolívia

1,6%

Irlanda

1,3%

Bélgica

1,1%

Holanda

1,1%

Paraguai

1,0%

Guiana Francesa

0,8%

Angola

0,8%

Suriname

0,7%

Outros países

8,9%

Conclusão

        Com este trabalho conseguimos ver quais foram às causas de muitos dos imigrantes escolherem o Brasil, já que parecia um bom lugar pára tentar uma nova vida, principalmente no campo e as causas no êxodo rural e causou um grande desequilíbrio na social, pois muitos imigrantes escolhiam o campo para trabalhar, pois os empregos na cidade eram escassos. Até os municípios sofrem com o êxodo rural, pois muitas pessoas preferem sair da área urbana, e ir para a rural. Já a emigração brasileira que teve grande força nos anos 80, pois na época em comparação com outros países, o salário era muito inferior no Brasil e as condições de vida eram desfavoráveis, o lugar com a maior taxa de brasileiros no exterior foi os Estados Unidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com