TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância dos Brasis para o Brasil

Por:   •  12/1/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 6

A IMPORT NCIA DOS BRASIS PARA O BRASIL –

A MERENDA NOSSA DE CADA DIA

Através do código de barras das embalagens de frutas, legumes, verduras e carnes compradas nos supermercados é possível identificar a fazenda em que o alimento foi produzido, o agricultor ou criador, basta um celular com internet e você pode consultar todo o histórico do produto, desde que ele tenha o selo de algum programa de qualidade de origem.

“O rastreamento dos processos traz a informação da origem, ao mesmo tempo, faz o caminho de volta levando ao agricultor o feedback dos consumidores”, diz Thomas Eckschmidt, diretor de desenvolvimento de novos negócios de empresa de programas de qualidade.

No Brasil, o pioneiro foi o Carrefour que deu início ao “Garantia de Origem” em 1999. O programa nasceu na França em 1992, com o objetivo de oferecer aos consumidores alimentos produzidos dentro de rigorosos conceitos de segurança alimentar e sustentabilidade.

Atualmente, o Carrefour conta com mais de 250 produtos com o selo do programa e, desde 2010, o consumidor pode rastrear as informações do alimento pelo site:

www.garantiadeorigem.com.br

Tais iniciativas trazem aos supermercados outros benefícios, no Grupo Pão de Açúcar, o programa “Qualidade Desde a Origem” foi implantado em 2008 e, além de um controle efetivo da qualidade, permitiu ao grupo estreitar o relacionamento com os agricultores fornecedores. Com

um movimento mensal de cerca de 28 milhões de quilos de frutas, legumes e verduras, o grupo corria risco de desabastecimento. Hoje, o agricultor tem

um cadastro online, cada procedimento na lavoura é registrado ali: quais os agroquímicos usados, quando as aplicações foram feitas, etc.

Aparentemente, os programas são um custo adicional ao produtor. No entanto, com o passar do tempo, ele começa a colher os resultados. “Os supermercados não pagam mais, mas dão preferência de compra para quem entrega tudo certinho. Comercialmente, nós aumentamos o volume vendido”, diz Jiliarde Ferreira de Souza, gerente comercial da Brasnica Frutas Tropicais, empresa focada na produção de banana prata.

Para facilitar a vida do consumidor, o cliente pode escanear o QR-Code do produto com o aparelho e acessar a página com as informações do alimento. “É a certeza da qualidade dos produtos que estou comprando”, diz a publicitária Noemi Gomes. Já para o engenheiro Rodrigo Zenun, “a iniciativa é válida e importante, mas prefiro informações diretas e rápidas. Apenas o selo de qualidade de origem basta para mim.”

A rastreabilidade é uma tendência que veio para ficar. Prova disso é que o WalMart lançou no ano passado o programa “Qualidade Selecionada, Origem Garantida” e neste ano, supermercados menores, como a rede Hippo de Florianópolis, também aderiram ao movimento.

Fonte: http://souagro.com.br/do-campo-a-mesa/

ARROZ

O arroz é uma planta da família das gramíneas que alimenta mais da metade da população humana do mundo. É a terceira maior cultura cerealífera do mundo, apenas ultrapassada pelas de milho e trigo. É rico em hidratos de carbono.

Para poder ser cultivado com sucesso, o arroz necessita de água em abundância, para manter a temperatura ambiente dentro de intervalos adequados, e, nos sistemas tradicionais, de mão-de-obra intensiva. Desenvolve-se bem mesmo em terrenos muito inclinados e é costume, nos países do sudeste asiático, encontrarem-se socalcos onde é cultivado. Em qualquer dos casos, a água mantém-se em constante movimento, embora circule a velocidade muito reduzida.

A visão comumente aceita é que o arroz foi cultivado primeiramente na região do vale do Rio Yangtzé na China. Estudos morfológicos de fitólitos de arroz no sítio arqueológico Diaotonghuan mostram claramente a transição da coleta de arroz selvagem para o cultivo de arroz plantado. No final do 3º milênio a.C., houve uma rápida expansão do cultivo de arroz no território continental do sudeste da Ásia e em direção oeste para a Índia e Nepal.

Em 2003, arqueólogos coreanos afirmaram ter descoberto o mais antigo arroz do mundo cultivado, a época indicada, remonta há 15 mil anos, e desafia a visão de que o cultivo do arroz se originou na China. Em 2011, um trabalho conjunto da Universidade de Stanford, da Universidade de Nova York, da Universidade Washington em St. Louis e da Purdue University forneceu a evidência mais forte de que existe apenas uma única origem de arroz cultivado, no Vale do Yangtzé, na China.

No Japão, o arroz é cultivado há pelo menos 7 mil anos, é presença marcante no quotidiano do povo asiático. Em muitas culturas do continente, é comum que uma mãe dê ao recém-nascido alguns grãos de arroz já mastigados, num ritual que significa sua chegada à vida.

No Vietnã, o cereal está tão integrado à alma dos camponeses que muitos fazem questão de ser sepultados nos arrozais. Durante os enterros há distribuição de arroz, como muitas festas, cantos e danças.

Principais Municípios Produtores

Área colhida(ha)

Produção obtida(t)

Rendimento médio(kg/ha)

Variação da prod. em rel. ao ano ant.(%)

Particip. no total da prod. Nac.

Valor da produção (1000 R$)

Uruguaiana

71 124

590 329

8 299

46,5

5,1

231 539

Itaqui

62 000

458 118

7 389

24,3

4,0

179 683

Alegrete

50 000

390 000

7 800

14,5

3,4

151 156

Dom Pedrito

43 900

335 835

7 650

11,5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com