TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brasil é “Um Brasil de Brasis”

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

FLÁVIO CARDOSO DA CUNHA – RA 1635191

MARINGÁ-PR

2016


SUMÁRIO

TEXTO: COMENTÁRIO DOS TEXTOS LIDOS

REFERÊNCIAS


COMENTÁRIO DOS TEXTOS LIDOS

O Brasil é “um Brasil de Brasis”, vivemos em uma nação cuja diversidade é a nossa riqueza, temos aqui cultura, costumes, sotaques, gastronomia, tudo variado, até o nosso clima contribui para essa diversidade.

        Nesse sentido, a escola precisa estar atenta a diversidade no seu interior, nenhum aluno é como o outro, cada um tem suas características isso precisa ser respeitado. Percebe-se na Resolução Nº 4 de 13 de Junho de 2010, nos Capítulos I, Etapas da Educação Básica e Capítulos II, Modalidades da Educação Básica, e suas seções uma preocupação na organização educacional, onde cada faixa etária, cada necessidade e cultura são respeitadas. Destaco no Capítulo II as seções II e V. A Seção II – Educação Especial, onde objetivo é proporcionar a esses alunos condições Básicas para o aprendizado. A Seção V – Educação Escolar Indígena, que reconhece a singularidade dos povos indígenas valorizando a sua cultura.

        No texto “O Mundo”, é interessante a frase: “Disse que tinha contemplado lá do alto, a vida humana. E disse que somos um mar de fogueirinhas.” Isso nos faz pensar sobre a diversidade no Brasil, ainda que estejamos no mesmo país, somos bem diferentes, o que não dá para compreender o porquê da discriminação, da falta de compreensão, onde se desvaloriza o próximo por causa de cor de pele, regionalidade, peso, etc. Vivemos em um país plural, onde cada individuo tem sua singularidade. Precisamos ser respeitados e respeitar.

        Que possamos viver nesse “Brasil de Brasis”, respeitando essa singularidade plural.


REFERÊNCIAS

Galeno, Eduardo. O livro dos Abraços. Porto Alegre: L&PM, 208

Resolução Nº 4 de 13 de Junho de 2010. Endereço: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=866&id=14906&option=com_content&view=article

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (215.1 Kb)   docx (99.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com