TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância no processo de formação de bacias sedimentares

Por:   •  30/11/2017  •  Resenha  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 5

1) Defina isostasia e fale sobre sua importancia no processo de formação de bacias sedimentares.

Éo termo utilizado em geologia para referir ao estado de equilibrio gravitacional e suas alterações entre astenosfera e a litosfera terrestre. É a resposta da crosta à mudanças de estado.

2) Fale sobre a origem e evolução das bacias sedimentares.

São áreas da superficie terrestre que sofrem ou sofreram subsidencia continuada e que acumulam sedimentos provenientes de formações mais altas que a circundam. Sua origem e evolução estão intimamente relacionados ao contexto tectonico em que elas se desenvolve. Esse contexto permite caracterizar o regime de esforços atuantes nas placas tectonicas.

3) Quais os fatores que influenciam na resistencia da litosfera?

O tipo de rocha e mineral que compõem a mesma e sua densidade. Está condicionada ao gradiente geotérmico, espessura e composição crustal e a taxa de deformação da crosta. Diminui com o aumento do gradiente geotérmico, com o aumento da taxa de deformação e com a menor presença de rochas de quartzo.

4) Quais os principais tipos de subsidencia que formam as bacias sedimentares? Explique cada uma delas.

Mecânica --> Resultante da deformação ou ruptura crustal (pode ser local ou regional)

Termal --> Resultante da alteração do estado térmico da litosfera. A distensão da litosfera provoca a ascenção da astenosfera, logo o gradiente térmico aumenta, a distensão da litosfera termina e ganha volume na transformação da astenosfera quente em litosfera fria. Esse resfriamento é acompanhado por aumento de densidade e, portanto subsidência termal ou térmica.

Flexural -> Resultado da isostasia, a rigidez da crosta faz com que ocorra um abatimento das áreas adjacentes à sobrecarga

5) "A subsidencia termal ocorre tipicamente na fase rifte das bacias compressionais."

Falsa, pois a subsidencia mecanina é que ocorre normalmente na fase rifte

6) Classificação de Klamme

Bacias extensionais (margens construtivas) produzem uma série genética de bacias iniciando em um vale de rifte e terminando em bacias oceanicas

Bacias colisionais (margens destrutivas) produzem bacias associadas a zonas de subducção, bacias de expansão intra arcos, bacias de expansão contra arcos, bacias de empurrão contra arco.

Bacias transtensionais (margens transformantes) bacias formadas por deslocamentos laterais das bacias ao longo de falhas transformantes.

 

Bacias cratonicas : são formadas em locais distantes das margens continentais com subsidencia aparentemente relacionada a movimentos do manto. São bacias relativamente antigas.

Bacias em rifte : consistem de um "graben" ou meio-graben separados de "horsts" por falhas normais, podendo ser preenchidas por sedimentos marinhos e continentais. Se o processi de rifteamento cessa, uma bacia intracratonica pode surgir com o resfriamento da crosta e gera depressões amplas e rasas.

Bacias antearco : estão ligadas a convergencia de pacas oceanicas e placas oceanico-continentais, ou seja, quando há formação de um arco magmatico

  • Bacias de fossa
  • Bacias de antearco(entre a fossa e o arco magmático)
  • Bacias de retroarco ( após arco magmático)

Bacias intracratônicas: depressão topográfica em área cratonica (porção da litosfera continental estável), muitas vezes em incursões marinhas, de dimensões variadas. EX: Paraná, Parnaíba, Amazonas e Solimões.

Riftes abortados (aulacógenos)

7) No contexto das tectonicas de placas, como as bacias podem ser classificadas?

Bacias relacionadas a limites convergentes de placas.

Bacias relacionadas a limites divergentes de placas

Bacias relacionadas a limites transformantes de placas

Bacias intra placas

8) Diferencie bacias sedimentares do tipo rifte e do tipo sinecise

Rifte --> formados por subsidencia mecanica, são bacias extensionais, ou seja, são formadas pela ruptura causada pelo afastamento de placas, formando vales irregulares com geometria do seu perfil parecida com a de degraus, podem formar bacias oceanicas e/ou estarem localizadas nas bordas das mesmas.

Sinéclise --> localizadas em áreas estáveis longe de limites de placas, as bacias do tipo sinéclise são formadas por subsidencia termal, o que faz a mesma se caracterizar por ter leves mergulhos em direção ao seu centro, o que deixa a geometria do seu perfil no formato de pires.

9) Caracterize os estágios evolutivos sin rifte I, II e III das bacias marginais e interiores do Brasil.

Sin rifte I  foi iniciado no jurassico superior, tendo sido marcado por falhamentos extensionais, com formação de um complexo sistema de grabens e depósitos siliclásticos imaturos (aluviais, lacustres), contemporanea de fase importante de magmatismo basáltico. Os estágios subsequentes (II e III), Neocomiano e Barremiano deram continuidade ao anterior, propagando os eventos extensionais para todo o interior do continente, terminando numa fase de quiescencia tectonica, ainda com sedimentos continentais preponderando.

10) Fale sobre as sequencias alfa, beta e gama das bacias sedimentares. (Soares)

Siluriano: 1ª subsidencia moderada da Bacia Amazonas, Paraná, Parnaíba; deposição de sedimentos arenosos; transgressão marinha.

Alfa --> idade cambro ordoviciana, é o primeiro ciclo deposicional do fanerozoico, foi restrita à sinéclise do Amazonas à formação Acari ou prosperança, com arenitos basais e siltitos carbonáticos.

Beta --> Idade neo ordoviciano a siluriano, é o segundo ciclo deposicional com depósitos continentais na parte basal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com